sexta-feira, 20 de julho de 2012

Bahia - Chapada Diamantina promove o Festival de Vozes com apresentação de diversos corais do Brasil

O Festival Vozes na Chapada, a ser realizado na cidade de Mucugê - Bahia, em sua quarta edição, tem como proposta oferecer um evento cultural anual que interaja com a grandeza do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

 Graças às suas montanhas, cânions e belíssimas cachoeiras, além do seu patrimônio histórico e arquitetônico, Mucugê foi escolhida para abrigar o Festival de Corais há quatro anos. Com suas cidades vizinhas - Andaraí, Igatú, Lençóis e Rio de Contas - Mucugê faz parte de um verdadeiro complexo geológico compondo o Parque Nacional da Chapada Diamantina, um dos maiores espetáculos da natureza e da nossa história.
O turismo ecológico consciente dá à Chapada as melhores características de um pólo de lazer e preservação da natureza, e um Festival de Corais acrescenta a este santuário um ambiente mágico de sentimentos e vozes emocionadas.
O Festival, que será realizado no período de 02 a 04 de agosto de 2012, já contou com a participação diversos corais da Bahia e de outros estados do Brasil. A ideia de promover um evento que celebrasse o encontro de corais surgiu, em 2009, do professor Carlos Alberto (Diretor Técnico) que percebeu que a Bahia era um dos maiores seleiros musicais do País e não tinha ainda um festival de corais. O projeto ganhou força e forma pelo trabalho em conjunto realizado pelo Maestro Alcides Lisboa (Diretor Artístico) e Ângela Pina (Diretora Operacional).

"O Festival é um sonho antigo que se realizou e, hoje, é um sucesso na Bahia. Em três edições, já participaram cerca de quarenta coros da Bahia e do Brasil. O nosso objetivo agora é expandir o festival a coros internacionais", conta Alcides.

De acordo com Ângela Pina, organizadora do evento, os preparativos para a quarta edição já estão à todo vapor. "Esse Festival é muito importante para a cidade de Mugucê e vizinhança, porque lota os hotéis e pousadas que, normalmente nesse período de baixa estação, ficam livres. Isso é muito bom para o setor hoteleiro e também para os restaurantes e lojinhas da região", conta.
O evento, que este ano homenageará o maestro Hamilton Lima (in memoriam), contará com concertos solenes na Câmara Municipal de Mucugê, na Igreja Matriz Santa Isabel e na Praça dos Garimpeiros. Também com uma apresentação paralela e atividades eco-culturais no sítio ecológico do Projeto Sempre Viva, roteiros turístico-cultural com visita às atrações da cidade e vizinhança e passeata dos cantores na Rua Dr. Rodrigues de Lima, com a participação da Filarmônica de Mucugê.
Além disso, haverá uma Oficina de Técnica Vocal Especializada, ministrada pela professora Ana Paula Barreiro, e uma noite especial de Queijos e Vinhos para maestros e convidados, no Hotel Alpina, na sexta-feira, dia 03 de agosto.

A produção do evento é de responsabilidade da Terra Verde Turismo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mucugê e Governo do Estado da Bahia, e empresas patrocinadoras: Petrobrás, Banco do Nordeste, SEBRAE, e tem a direção artística do Maestro Alcides Lisboa e direção técnica de Carlos Alberto Pereira.


PROGRAMAÇÃO (Sujeita a modificações)

- Quinta-feira, 02 de agosto de 2012.

20h: Concerto de Abertura, na Câmara Municipal de Mucugê.

22h: Degustação de prato típico, na Praça dos Garimpeiros.


- Sexta-feira, 03 de agosto de 2012.

9h30min: Concerto Campal, palestra e visitação ao sítio ecológico do Projeto Sempre Viva.

15h às 16h30min: Oficina de técnica vocal, ministrada pela mestra Ana Paula Barreiro.

20h: Concerto na Igreja Matriz Santa Izabel.

22h: Noite de queijos e vinhos com piano, aos pés da lareira do Hotel Alpina (necessário reserva, com custo adicional)


- Sábado, 04 de agosto de 2012.

09h: Dia livre para passeio ecológico

17h: Passeata dos Cantores, no início da Rua Dr. Rodrigues de Lima, com a participação da Filarmônica de Mucugê.

18h: Concerto de encerramento do FESTIVAL VOZES NA CHAPADA - 2012, na Praça dos Garimpeiros.


Corais e Maestros participantes:

Mosteiro de São Bento - Dilton César Ferreira

Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia - Paulo Fontes

Comunhão - Lilian Baratto

Coro IPACoral - Márcio Medeiros

Tribunal de Justiça - Gilmar Mendonça

Vozes Reveladas - Sérgio Souto

Sistema Fecomércio - Moisés Oliveira

Federação das Indústrias de Alagoas - Luis Fernando Rolemberg

Coral da Cidade do Salvador - Kátia Cucchi

FERBASA - Alcides Lisboa

Intermezzo - Mírian Fontal

SINDVOZ - Jairo Melo da Silva

CHESF - Paulo Afonso - Mizael Carvalho Gusmão


Informações complementares:


Inscrições: encerradas!

Entrada gratuita nas apresentações, exceto na Noite de Queijos e Vinhos

Oficinas especializadas: Será ministrada uma oficina de Técnica Vocal Aplicada, que com um número máximo de 40 participantes. Cada coro poderá indicar até três nomes para cada oficina. (Evento gratuito)


Opções de passeios para o Sábado: nas trilhas: Recomendamos que cada coro opte por um dos seguintes roteiros: Cachoeira das Andorinhas (em Mucugê), Poço Azul (em Nova Redenção), Poço Encantado (em Itaetê) ou Vila de Igatú (em Andaraí).


Patrocinadores: Prefeitura de Mucugê, Bahiatursa, Petrobrás, Banco do Nordeste e SEBRAE.

Apoiadores: Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Mucugê, Trade Turístico, Câmara Municipal, Calangos Adventure, TVE, FTC, ACVM, Filarmônica 23 de dezembro e Comunidade mucugeense.


Sobre o homenageado: Hamilton Lima

O professor Hamilton Lima nasceu em Feira de Santana - Bahia, onde iniciou seus estudos de música. Transferindo-se para Salvador, ingressou no Instituto de Música da Bahia, concluindo, em 1965, o curso de piano. Venceu em 1966, em âmbito nacional o 2º Concurso Nacional de coros Orfeônicos Escolares, no Estado da Guanabara.


Sobre a professora da Oficina de Técnica Vocal: Ana Paula Barreiros

A Cantora Ana Paula Barreiro é natural de Salvador-Ba e iniciou seus estudos de Canto com a Profa Elíbia Moreira de Barreiro. Possui Bacharelado em Canto pela Universidade Católica do Salvador, Bahia e Mestrado em Perfomance Vocal pela University of Montevallo, Alabama, EUA.

Ana Paula tem uma bem sucedida carreira como cantora lírica, tendo sido solista em várias óperas, tais como: Madame Butterfly, Lucia di Lamermoor, Il Barbiere di Seviglia entre várias outras, foi também solista em mais de 50 concertos sinfônicos do porte do Réquiem de Mozart, do Concerto de Abertura da Bienal do Livro de Porto Alegre e da cantata Vozes do Holocausto, só para citar alguns.

Ela também tem uma prolífica carreira como cantora popular, criando produzindo e participando de shows de Jazz, Blues e MPB. É uma das mais respeitadas professoras de Canto da Bahia, sendo, durante muitos anos, professora da UCSal e UFBa e atualmente se dedicando à sua classe de ensino particular e ao trabalho como preparadora vocal de diversos corais, além de manter uma ativa agenda de eventos e shows.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta