sexta-feira, 18 de março de 2011

“Digaí Negão!” Outdoor na Bahia faz saudação irreverente ao presidente Barack Obama

Criação da agência Maria Comunicação, e do publicitário João Silva




“Digaí Negão!”
Outdoor na Bahia faz saudação irreverente ao presidente Barack Obama
Se, em sua visita ao Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, passasse por Salvador, seus tradutores teriam dificuldade em explicar o outdoor de boas-vindas produzido pelo Instituto Maria Preta. A placa estampa um “Digaí Negão”, em letras garrafais, ao lado da imagem do presidente da nação mais rica do mundo. Abaixo, enfim, a “tradução”: Welcome President Barack Obama.
ONG voltada à divulgação da cultura negra, o Instituto Maria Preta veiculou o outdoor como forma de tematizar, pelo viés da luta racial, a vinda do presidente americano ao Brasil. Uma saudação não apenas para Obama, mas também para o universo de possibilidades que esta visita traz à população de origem africana.
Para tanto, nada melhor que um “Digaí Negão”, expressão típica da capital negra do atlântico sul. 
Obama já estampou outro outdoor, produzido pela Agência de Publicidade Maria Comunicação, mantenedora do Instituto Maria Preta, quando ainda disputava as prévias do Partido Democrata com a ex-primeira dama americana Hillary Clinton e às vésperas de tornar-se o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Na peça, a imagem do então candidato a candidato era acompanhada pela expressão “pensar o novo”, também o slogan da agência.
Logo após a eleição de Obama, em meio à comoção e esperança trazidas pelo pleito, a Maria lançou outro cartaz, desta vez, com a frase: “Feliz Mundo Novo – Pensar o Novo é ajudar a desenhar um futuro melhor”. 
A Maria Comunicação tem sede na Bahia, filial em Brasília e escritório em São Paulo. 



9 comentários:

Jan Ribeiro disse...

Brasileiro arrasa na moral! uma pena que a tradução deixe a desejar...

Anônimo disse...

"Yo Nigga!" ???

Anônimo disse...

Não vejo problemas na tradução, eles apenas traduziram de Baianês para Inglês Formal :)

Anônimo disse...

EXCELENTE !!!! PARABENS !!!

Anônimo disse...

Obama na Bahia --- >>>É isso "mermo" Digaí Negão. Se achegue mais, que a Bahia é nossa. Aquele axé!

Carlos disse...

Nos Estados Unidos, dirigir-se a alguém utilizando o termo "Negão" (Nigga) é altamente discriminatório e proíbido.
Para quem não sabe, discriminar é "Estabelecer Diferenças". É exatamente o que este movimento faz e vai totalmente contra a noção de igualdade que algumas das personalidades referenciadas neste site tanto defendiam, como é o caso do Dr. MLK.
Viva a Bahia, viva no Negro, mas viva também todos as outras etnias, pois somos todos iguais. Chega de discriminação!!!

BH disse...

Para mim foi uma forma informal, carinhosa, de proximidade e sem frescura de dar boas vindas ao presidente. O preconceito está na cabeça de cada um. Quem pensa que negão é insulto é o primeiro a manifestar a discriminação. Nesse caso a palavra foi expressada com Honra e carinho, de negro para negro. Se ainda existir na cabeça das pessoas que negro é ofensa isso não vai mudar. Agora se for tratado como uma palavra normal, uma Gíria, logo logo será tão comum quanto chamar o Portugues de Portugues.

Unknown disse...

Olá! Por causa de uma acusação que me fizeram de ser politicamente incorreto, comecei a fazer uma pesquisa na net sobre essa temática e econtrei vocês e gostei do que vi. Tornei-me seu seguidor. Para mostrar que não sou descriminador de ningúem. Mas, adoraria se vocês me seguissem também. O blog do desprof.peixoto. o link é: http://moisespeixoto.blogspot.com
Posso contar com o apoio de vocês?

mariapreta disse...

CLARO JA ESTAMOS LÁ!!!!!!!

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta