Foto- Pés no Paraíso - Maria Preta |
É uma realização da proposta da ONG 350 em Salvador. A ONG 350 é uma campanha internacional que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática; anualmente, promove um dia de ação global em prol do meio ambiente, ou seja, um dia em que em todo o planeta há grupos desenvolvendo alguma atividade com foco na redução da crise climática. Este ano o dia é 24/09.
A operação Mar Azul, o ano passado desenvolveu-se através da limpeza da Praia do Farol da Barra. Este ano o foco é a Praia da Ribeira, não se limitando a limpeza, no dia, mas se estendendo a um trabalho de conscientização e uma chamada de atenção da mídia e do governo para que a poluição da praia seja reduzida ao mínimo. Com o oceano é único, o lixo, levado pelas correntes marinhas, termina por poluir muitas praias. Trata-se de um patrimônio natural de Salvador que vem sendo degradado tanto do ponto de vista dos banhistas quanto em relação aos prejuízos causados a vida marinha, além do impacto turístico já que as praias são uma de nossas atrações turísticas e Praia da Ribeira em particular é um ponto turístico.
Uma das metas do Plano Brasil sem Pobreza de âmbito nacional é garantir a cidadania através da oferta de trabalho, ou seja, inclusão social através da inserção no mercado de trabalho.O poluição do mar na Ribeira está tirando o meio de sobrevivência de pescadores e barqueiros, intensificando,assim, a exclusão social. Transformar o local de moradia, trabalho e lazer de outros em depósito de lixo mostra uma falta de respeito pela dignidade humana.
A quantidade de lixo e o tipo de material encontrado nele demonstram não reciclagem do lixo. O Brasil é campeão de reciclagem, Salvador também precisa ser.
Sociedade Civil organizada.A atitude participativa da população pelo bem estar coletivo é um exemplo a ser seguido e apoiado.
Enviada por Claudia Resende
Nenhum comentário:
Postar um comentário