quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
A Palestina vai ao Oscar. E é detida no aeroporto
Baby Siqueira Abrão,
de São Paulo (SP)
Emad Burnat, diretor de "5 Broken Cameras" [5 câmeras quebradas], filme indicado ao Oscar de melhor documentário estrangeiro, foi detido na noite de 19 de fevereiro ao desembarcar no aeroporto de Los Angeles, Califórnia, para participar da festa do cinema de Hollywood. Ele, a esposa Soraya e o filho Gibril, de 8 anos – que também participam do filme –, foram levados para uma área fechada nas dependências do aeroporto e submetidos a interrogatório. Segundo as autoridades de imigração, Emad não tinha em seu poder o “convite apropriado para o Oscar”, seja lá o que isso for.
Embranqueceram o Carnaval
A festa carioca carece de presença mais efetiva daquele que o forjou, o povo negro do Rio
Leandro Uchoas,
do Rio de Janeiro (RJ)
O batuque das escolas e blocos ainda encanta, ano após ano, milhares de foliões. A dança peculiar dos homens e mulheres, a pujança das fantasias na avenida e nas ruas, e o sorriso no rosto dos participantes da festa não deixam dúvidas: o Carnaval ainda é uma festa singular, expressão das mais importantes da cultura brasileira. E é inegável que no Rio de Janeiro, a participação aumenta a cada ano.
O texto afirmativo e inovador de Lado a lado
Por Cidinha da Silva
A matéria do semanário elogiava a fotografia de Lado a lado, a atuação de vários atores, das atrizes, principalmente, detalhava uma série de aspectos técnicos favoráveis e afirmava tratar-se de um bom texto. Destacava no enredo as informações históricas sobre a formação dos morros cariocas no início do século XX e também mencionava algo sobre o carnaval. Tecia comentários superficiais sobre a Revolta da Chibata, abordada na trama.
Exposição em São Paulo mostra resistência e feminilidade da mulher contemporânea
São Paulo – Em 2008, o fotógrafo belga Pascal Mannaerts visitou a capital da Indonésia, Jacarta. Passando por um mercado, registrou a imagem de um manequim, em primeiro plano, com adesivos cobrindo seus olhos, nariz, sobrancelhas e boca. No fundo da fotografia, destacou a imagem de uma mulher real, com os cabelos cobertos por um véu.
Novo presidente da Fundação Palmares é nomeado. Publicado hoje, terça-feira no Diário Oficial da União
Hilton Santos Almeida substitui Elói Ferreira de Araújo à frente da presidência da Palmares. Publicado hoje, terça-feira no Diário Oficial da União
DILMA ROUSSEFF. Marta Suplicy A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso XXV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 4º da Lei no 7.668, de 22 de agosto de 1988, resolve NOMEAR JOSÉ HILTON SANTOS ALMEIDA, para exercer o cargo de Presidente da Fundação Cultural Palmares - FCP. Brasília, 25 de fevereiro de 2013; 192o da Independência e125o da República.
Fonte: Cada Minuto / geledes.org.br
A política de cotas ganhou mais uma
A diferença entre a nota do cotista favorecido e a do candidato que perde a vaga é menor do que se supunha
NA ESSÊNCIA da política de cotas há um aspecto que exaspera seus adversários: um estudante que vai para o vestibular sem qualquer incentivo de ações afirmativas tira uma nota maior que o cotista e perde a vaga na universidade pública. Quem combate esse conceito em termos absolutos é contra a existência das cotas, cuja legalidade foi atestada pela unanimidade do Supremo Tribunal Federal e aprovada pelo Congresso Nacional (com um só discurso contra, no Senado). É direito de cada um ficar na sua posição, minoritária também nas pesquisas de opinião.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Mais de 50% dos artigos vendidos aos turistas não são feitos na Bahia
Se encantou por uma peça de artesanato exposto no Mercado Modelo ou no Pelourinho? Se você gostou, compre, mas saiba que boa parte do que é vendido nesses locais nada tem de baiano
E se o mais baiano dos baianos não fosse tão baiano assim? Não existe um instrumento que possa medir quem pertence mais ou menos à Boa Terra, mas o Pelourinho e o Mercado Modelo são dois dos maiores símbolos do estado. Quem vai lá quer levar um pedacinho do lugar para casa. Daí o sucesso do artesanato da Bahia. Ops...da Indonésia.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Exposição Simplesmente Lan (Homenagem aos baianos)
A CAIXA Cultural Brasília apresenta a exposição "Simplesmente Lan", que apresenta 40 reproduções do trabalho do cartunista Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Corteline Rossi, mais conhecido como Lan. Nesta edição, Lan homenageia os baianos, adicionando a exposição original quadros das baianas e caricaturas de Dorival Caymmi, Gal Costa ,Gilberto Gil e Maria Betânia. Lan chegou ao Rio na década de 50 e não conseguiu mais ir embora, sendo considerado o "mais carioca dos italianos". Aos 80 anos, foi condecorado pelo governo da Itália com o título de "Cavaglieri", e nomeado pelo presidente Carlo Ciampi como "o rei da caricatura". Lan chama a atenção por onde seu trabalho passa.
Irã diz que 'Argo', vencedor do Oscar de Melhor Filme, é fraco e 'anti-Irã'
DUBAI - "Argo", drama político que ganhou no domingo o Oscar de melhor filme, é ruim e anti-iraniano, disse o ministro da Cultura do país em declarações publicadas na segunda-feira. O longa-metragem, que recebeu também os Oscars de melhor montagem e roteiro adaptado, aborda a missão da CIA para resgatar seis diplomatas norte-americanos em Teerã logo depois da Revolução Islâmica de 1979.
Depois de fazer história no Oscar, Quvenzhané Wallis vai protagonizar musical no cinema
RIO - Quvenzhané Wallis começou a carreira com o pé direito: aos seis anos, foi um dos principais nomes do elenco de "Indomável sonhadora". Hoje aos 9, ela participou da cerimônia do Oscar já fazendo história: foi a pessoa mais nova a concorrer à estatueta de melhor atriz. E a trajetória da menina tem tudo para ser rica: ela vai encarar o papel de Annie, em um remake cinematográfico de um musical homônimo da Broadway que teve indicações ao Oscar em 1982.
13 mulheres negras brasileiras de destaque na política
Dados do IBGE apontam que existem, no Brasil, cerca de 97 milhões de pessoas negras. Segundo um estudo realizado pela União dos Negros pela Igualdade (Unegro) em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (MG) os negros tem baixa representatividade no Parlamento. O estudo revelou que apenas 0,0001% dos negros brasileiros exercem mandatos nas principais casas legislativas. A pesquisa foi realizada no Congresso Nacional, nas 27 assembleias legislativas do País (incluindo o Distrito Federal) além das câmaras municipais de todas as capitais.
Ilê Aiyê abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
A Escola Profissionalizante do Ilê Aiyê está com inscrições abertas para os cursos de Eletricista Instalador Predial e Estética Afro, ambos gratuitos. São 60 vagas em cada uma das turmas e os interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro, na sede do Ilê Aiyê, a Senzala do Barro Preto, localizada na Ladeira do Curuzu, na Liberdade.
Poderão integrar as turmas jovens entre 18 e 29 anos. No caso do curso de Estética Afro, os alunos terão oficinas de penteado e trançado, amarração, manicure, corte e maquiagem. O início das aulas está previsto para o mês de março. Os cursos são parte do Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê em parceria com a Petrobras no projeto "Ilê Aiyê construindo um futuro". Confira abaixo a lista dos documentos necessários para a inscrição, entregues em original e uma cópia.
Mulher não corta cabelo há mais de 25 anos e é chamada de ‘Rapunzel negra’
Uma mulher da cidade de Clermont, nos Estados Unidos, não corta o cabelo há mais de 25 anos. As madeixas de Asha, que é conhecida como "Rapunzel negra", medem impressionantes 6,4 metros.
A história da norte-americana foi parar no programa "My Strange Addiction", ou "meu estranho vício", em português, exibido pela emissora TLC. Em sua apresentação, a mulher contou que é viciada em "não cortar o cabelo" e que já faz isso há muito tempo.
Segundo Asha, além de gastar seis horas por dia para pentear os cabelos, são necessários aproximadamente 24 frascos de xampu por mês para cuidar deles. "Ele é meu bebê, meu amor, minha coroa. Eu falo com ele, faço carinho, dou beijos, e até dei um nome, é o Sr. Cobra", disse a mulher.
Durante a exibição do programa, Asha foi aconselhada por um médico a cortar o cabelo, já que carregar o peso extra pode causar problemas em seu pescoço, coluna e ombros. Mesmo com a orientação e sabendo que as madeixas podem pesar até 110 quilos quando estão molhadas, ela decidiu que irá manter o "Sr. Cobra".
Fonte: geledes.org.br/ Bhaz
A Navalhada do Dia
O Conselho Nacional de Justiça ficou mais conhecido de nós todos depois da atuação da doutora Eliane Calmon. Hoje o presidente é o ministro Joaquim Barbosa. Agora o CNJ deu mais um passo para o controle do judiciário. Decidiu que as entidades de juízes não podem receber patrocínio para promover encontros, seminários, competições esportivas, finais de semana em resorts, etc. É um evidente conflito de interesse que as associações de juízes ANAMATRA, AJUFE e AMB não aceitavam.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Reeleito presidente de Cuba, Raúl Castro afirma que este é seu último mandato
Daniele Silveira,
De São Paulo, da Radioagência NP
O general Raúl Castro foi ratificado como presidente de Cuba pela Assembleia Nacional para um segundo mandato de cinco anos. A nomeação aconteceu no último domingo (24) e contou com a participação de Fidel Castro.
Em pronunciamento, Castro afirmou que deixará o cargo em 2018. Ele declarou que "independentemente da data em que se aperfeiçoe a Constituição, este será o último mandato”.
"A compaixão é a compreensão da igualdade de todos os seres, é o que nos dá força interior."
"Melhorar o mundo é melhorar os seres humanos. A compaixão é a compreensão da igualdade de todos os seres, é o que nos dá força interior. Se só pensarmos em nós mesmos, nossa mente fica restrita. Podemos nos tornar mais felizes e, da mesma forma, comunidades, países, um mundo melhor. A medicina já constatou que quem é mais feliz tem menos problemas de saúde. Quando cultivamos a compaixão temos mais saúde."
Pensando música, com o maestro Jorge Ramos
![]() |
É maestro com cursos em Jazz, Interpretação, Improvisação e Harmonia |
Caros leitores de Afropress,
Desculpem a demora, pois me recolhi durante a Festa da Carne, no entanto, procurei fazer do período, um ócio criativo compondo e pensando música.
Gostaria de propor uma singela reflexão sobre as denominações existentes nos padrões musicais, por exemplo: qual a motivação que faz com que chamemos a Música Instrumental Brasileira que tem em si, ritmos tão afro-brasileiros como o Maracatu, o Samba, o Lundu de Jazz? O Jazz traz em si também uma tradição rica de africanidade, porém, desenvolvida por afro-americanos. Acredito plenamente no conceito que diz que a música é universal, mas, os compositores, e a origem das obras no que tange a representatividade de uma nação, não. Ela pode se universalizar, mas, não nasce universal.
Prorrogado prazo de inscrição para prestação de consultoria especializada em Juventude
Foi prorrogado até o dia 27 de fevereiro o prazo para a candidatura em 4 perfis dos editais publicados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). O processo seletivo destina-se a contratação de consultores especializados na temática de Juventude. O edital visa, por meio da contratação destes profissionais, propor e subsidiar as ações voltadas às políticas públicas de juventude.
A arte da queda: Emanoel Araujo ou como voltar a levantar
THAIS BILENKY
DE SÃO PAULO
A Folha retraça a trajetória do artista, colecionador e curador Emanoel Araujo, conhecido tanto pelo temperamento explosivo como pelo empreendedorismo. Este retrato do diretor do museu Afro Brasil permite ver, além da figura geniosa, um personagem que faz da atividade na cultura uma causa pessoal.
Abrangência, convivência, inclusão - Existe diálogo em SP, com Juca Ferreira
Em entrevista exclusiva, Juca Ferreira, secretário de Cultura de SP, fala da nova Virada Cultural, do #existediálogoemSP (foto) e de “mudar a autoimagem” da metrópole.
Era uma vez o neoliberalismo cultural em São Paulo. Juca Ferreira, 64 anos, o novo secretário de Cultura do maior município do país, não emprega esse termo em nenhum momento das quase duas horas de entrevista a FAROFAFÁ. Mas é possível ler no interior de várias de suas respostas uma crítica aberta à privatização desenfreada do espaço pública a que a cidade esteve exposta por muitos anos até a eleição do petista Fernando Haddad como novo prefeito da cidade. Daqui para frente, promete Juca, tudo será diferente.
domingo, 24 de fevereiro de 2013
BA: sindicato cobra retirada de livros com 'teor racista' de escolas
Apesar do protesto dos educadores, a secretaria de Educação de Salvador nega que os livros didáticos tenham conteúdo racista
Professores da rede municipal de Salvador (BA) deram início na quarta-feira a uma paralisação de 48 horas para cobrar melhorias no sistema de ensino da cidade e para pressionar a prefeitura a retirar das escolas da rede um material didático que teria conteúdo racista. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), os livros distribuídos pelo programa educacional Alfa e Beto não é adequado para a alfabetização das crianças.
sábado, 23 de fevereiro de 2013
Rituais Candomblé de Cabloco Raiz Lambanguana Muzambi
Candomblé de Caboclo é todo candomblé que além do culto aos Orixás, Voduns ou Nkisis, cultua também espíritos ameríndios chamados de entidades, catiços ou caboclos boiadeiros, gentileiros. Inicialmente na Bahia os Candomblés não tradicionais, eram na maioria caboclos, que é um misto de Keto, Jeje e Angola.]
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Ativismo autoral - "Nestes dias, porém, a borda invadiu o centro."
MARINA SILVA
Entra em cena a militância 2.0, que está ampliando a democracia no mundo contemporâneo. Tenho falado sobre esse assunto para públicos diversos e noto que as pessoas ligadas à estrutura política institucional têm mais dificuldade para entender o que está acontecendo. Eis porque caracterizo este como um fenômeno "de borda", pois o lugar que ocupa na cena pública é ao redor do centro.
Mulher tem dedos da mão mutilados em abordagem policial em Valparaíso de Goiás
Ela discutia com a namorada quando os policiais chegaram
A gerente comercial Kyvia Torres perdeu parte dos dois dedos da mão esquerda durante uma abordagem policial na manhã desta quarta-feira (20), em Valparaíso de Goiás, cidade do Entorno do DF. O incidente aconteceu durante uma briga de casal. Ela e a companheira se desentenderam dentro de casa. A confusão foi parar do lado de fora. Os vizinhos viram e chamaram a polícia.
Embaixador da África do Sul visita sede do Ilê Aiyê
Nesta quarta-feira (20), o Ilê Aiyê recebeu na sua sede o embaixador da África do Sul no Brasil, o diplomata Mphakama Nyangweni Mbete. Acompanhado de uma comitiva com outros integrantes da embaixada do país africano, Mbete conversou com Antonio Carlos Vovô, o presidente do Ilê, e outros dirigentes do bloco afro, para saber mais sobre as atividades da instituição. Na área de eventos da Senzala do Barro Preto, no Curuzu, todos se reuniram para acompanhar uma apresentação dos pequenos músicos da Band'Erê - projeto musical educativo voltado para o público infantil - dando as boas vindas do Pérola Negra aos visitantes.
“Elomar, o filósofo da caatinga”, define Leonardo Boff
Relato de Rossane Nascimento publicado no Facebook
“Elomar, o filósofo da caatinga”. Com estas palavras, Leonardo Boff definiu o compositor Elomar Figueira Mello, quando esteve em sua casa em Vitória da Conquista há dois dias. A conversa durou mais de três horas. Conversaram sobre muitos temas que circundam o universo de ambos, dentre outros, a renúncia do Papa Bento XVI. Leonardo ouviu atentamente e dialogou sobre as ideias e argumentos de Elomar defendidos no ensaio “A Era dos Grandes Equívocos”, onde Elomar discute principalmente a desconstrução, o empobrecimento e os equívocos do século XX (publicação impressa a ser lançada, em fase de revisão).
O cantor Dão é atração do projeto Espicha Verão 2013
No dia 24/02, Dão apresenta o show Nobre Balanço no Largo do Pelourinho, às 18h30. No repertório, o cantor apresenta novas canções autorais e sucessos da blackmusic brasileira. Depois de desfilar na avenida com o trio Quilombolasoul no carnaval de Salvador, Dão, ainda no ritmo da folia, vai agitar o pós-carnaval do Pelô.
Realizado pela Secretaria do Turismo, o projeto Espicha Verão 2013 pretende estender o clima de festa da alta estação e garantir muita música e diversão nas praças e largos do Centro Histórico. Com uma programação musical que inclui ritmos diversos como samba, rock, samba-reggae, blackmusic, forró, MPB e hip hop, o Espicha Verão 2013 vai movimentar o Pelourinho durante os dias 22, 23 e 24/02.
Cantor cubano Francisco Fellove morre aos 89 anos
O cantor de origem cubana Francisco Fellove, contemporâneo de artistas como Celia Cruz, Omara Portuondo e Tito Puente, morreu na última sexta-feira (15), em um hospital da Cidade do México aos 89 anos, informou nesta terça-feira (19) a imprensa local.
Francisco Fellove, que nasceu em Havana em 7 de outubro de 1923, compôs aos 17 anos "Mango, Mangué", que se transformou em um dos grandes sucessos da música cubana, interpretado por figuras como Miguelito Valdés, Celia Cruz e Johnny Pacheco.
O premiado espetáculo “Namíbia, Não!” completa dois anos em cartaz pelo Brasil e anuncia retorno aos palcos de Salvador
Peça faz temporada de 23 de fevereiro a 31 de março, aos sábados e domingos, no Teatro Sesc Casa do Comércio
A equipe de “Namíbia, Não!” elegeu Salvador para comemorar os 2 anos do espetáculo aclamado em diversas capitais brasileiras. De volta dia 23 de fevereiro, a montagem faz temporada de 6 semanas no Teatro Sesc Casa do Comércio (Caminho das Árvores), com apresentações aos sábados (21h) e domingos (20h), até 31 de março de 2013.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Rita Batista confirmada no elenco do reality A Liga, da Band
Depois de alguns meses afastada das telinhas por causa do fim do programa Muito +, na Band, a jornalista Rita Batista voltou ao batente. Participou da transmissão do carnaval de Salvador pela Band e já tem planos para os próximos meses. Está confirmada a informação de que a comunicadora baiana fará parte do elenco de A Liga, da Band, que tem estreia prevista para junho. "Estou animadíssima, é um tipo de jornalismo muito desafiador. A gente convive e praticamente vive as historias dos personagens", declarou. Sobre trocar Salvador por São Paulo, Rita foi enfática: "Posso dizer que São Paulo me trata bem, mas eu sou baiana, soteropolitana, com muito orgulho e amo a minha Bahia. Sempre que posso volto para cá e trabalhar aqui é bom demais, principalmente no carnaval".
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br
'Queriam me linchar e eu, conversar', diz Yoani em 1º post no Brasil
Blogueira cubana famosa por fazer oposição ao regime dos irmãos Castro comentou em seu blog os protestos que enfrentou na de segunda-feira
A blogueira cubana Yoani Sánchez criticou em seu blogGeneración Y os protestos que impediram a exibição de um documentário na noite de segunda-feira em Feira de Santana, na Bahia. Em sua primeira postagem desde que chegou ao Brasil, Yoani disse nesta terça-feira que enquanto os manifestantes queriam linchá-la, ela queria conversar. “Gritavam, interrompiam, em determinado momento ficaram violentos e, de vez em quando, lançavam um coro de frases dessas que já não se diz nem em Cuba”, escreveu.
Assembleia aprova projeto para criação da Fundação Frans Kracjberg
![]() |
Artista nasceu na Polônia e mora na BA
desde a década de 1970
(Foto: Priscila Rodrigues)
|
Instituição deve ser construída no município baiano de Nova Viçova.
Em 2009, artista doou obras ao governo, que tentava organizar sede.
A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou na noite da terça-feira (19), em Salvador, um projeto que prevê a criação de uma “fundação museu”, que irá preservar o acervo artístico do ambientalista polonês Frans Kracjberg. A instituição será construída no município de Nova Viçosa, no sul da Bahia, onde ele reside e mantém um sítio, com mais de mil esculturas, relevos, desenhos, fotografias e filmes.
Em maio de 2011 a casa de Krajcberg foi assaltada. A polícia disse no período, que os criminosos chegaram a apontar uma arma de fogo contra o artista. A polícia disse também, que nenhuma obra foi levada ou violada, sendo roubados os objetos materiais, como televisor, aparelho DVD portátil, receptor de antena parabólica e aparelho de telefonia móvel. Tudo foi recuperado e três pessoas foram presas.Em 2009 o artista doou suas obras ao Governo da Bahia, que desde então tenta organizar uma forma de cuidar do patrimônio artístico.
O artista
Nascido na Polônia, o artista plástico chegou ao Brasil na década de 40, quando em 1970, escolheu a Bahia para morar. Engajado com a temática da natureza, ao longo da carreira ele procurou denunciar as ações de agressões ambientais.
Através de suas obras ele já chegou a denunciar queimadas, exploração de minérios, desmatamento da Amazônia, assim como defendeu a desova de tartarugas marinhas.
Fonte: http://g1.globo.com
Yoani Sánchez muda programação e visitará Congresso na quarta-feira
Blogueira cubana aceitou convite do PSDB e vai participar de exibição de documentário ‘Conexão Cuba Honduras’ em Brasília
BRASÍLIA - A blogueira cubana dissidente Yoani Sánchez aceitou o convite do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) e deve chegar a Brasília nesta quarta-feira para participar de evento em uma das comissões do Congresso onde será exibido o filme “Conexão Cuba Honduras”, do cineasta Dado Galvão. Depois da exibição, a blogueira irá falar e responder a perguntas, em uma palestra aberta ao público, de acordo com o deputado. Ela também deve se encontrar com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A reunião será realizada às 12h.
Projeto gratuito Cena Mix une comédia e concurso de calouros no Pelourinho
Humor, música e show de calouros é a programação do Cena Mix da próxima segunda-feira (25/02), que será realizada às 20h, na Praça Tereza Batista (Pelourinho).
O evento do Tabuleiro das Segundas é apresentado pela atriz Márcia Andrade e vai contar com as participações de Hamilton Lima (ator), Álvaro Lemos (cantor) e Denise Correia (cantora e atriz). A entrada é gratuita.
O Tabuleiro das Segundas é uma realização da Arteiros Produções, que acontece todas as segundas-feiras em Salvador.
Voo direto de Salvador para a África do Sul é analisado pelo prefeito ACM Neto
![]() |
ACM Neto e o embaixador do país africano, Mphakama Mbete |
Estimular o turismo entre Salvador e a África do Sul foi um dos assuntos da pauta do encontro entre o prefeito ACM Neto e o embaixador do país africano, Mphakama Mbete, na manhã desta quarta-feira (20/2), no Palácio Thomé de Souza.
Uma das prioridades é a realização de voo direto entre a capital baiana e a África do Sul, com o objetivo de alavancar o turismo às vésperas da Copa das Confederações deste ano e Copa do Mundo de 2014.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Uma noite com música e reflexões da história do Negro no Brasil e na África - Brasília/ Taguatinga Norte
Telefones para contato:
(61) 8514-5716
(61) 8318-4050
O projeto Trançando a História tem por objetivo ministrar oficinas nas escolas públicas dos ensinos fundamental, médio e EJA do Distrito Federal e Entorno nos contra-turnos e aos sábados com o intuito de resgatar crianças, adolescentes e adultos que estão vulneráveis à margem da sociedade e resgatar os que se encontram em situação de risco, ou seja, entregues à marginalidade e as drogas. As atividades serão desenvolvidas ao longo do ano letivo e ministradas pelo segmento Paulo Freire – Educação Popular com foco nos temas interligados a população negra, tais como: História da África, Diáspora africana, Direitos humanos, Violência Racial, Questões de gênero, Questões de raça, Diversidade cultural, Cultura Digital, Religiões de Matriz Africana, Racismo, Quilombos e quilombolas, Saúde da População Negra, Líderes negros, Movimentos e pensadores, Patrimônio cultural, Escravidão, Educação, Bullying e Economia.
Morador de favela está 'superligado' à internet, diz pesquisa
![]() |
Vinícius de Lima, 19, usa o laptop da irmã na favela da Rocinha, no Rio; usuários priorizam as redes sociais |
Nove entre dez moradores de favelas cariocas, com menos de 30 anos, acessam a internet. A maioria utiliza o computador de sua própria casa. Quando conectados, os usuários priorizam redes sociais, como o Facebook.
As constatações citadas são parte de uma pesquisa com residentes, de idades entre 15 e 29 anos, de cinco áreas de baixa renda: Rocinha (na zona sul), Cidade de Deus (na zona oeste), Manguinhos e os complexos do Alemão e da Penha (na zona norte).
O levantamento, baseado em 2.000 entrevistas, foi produzido entre os dias 17 e 22 de dezembro de 2012 para o projeto Solos Culturais, uma parceria da Secretaria Estadual de Cultura com a ONG Observatório das Favelas.
Pesquisa mostra que 62% apoiam cotas em faculdades
Grau de apoio muda de região para região, entre classes sociais
Quase dois em cada três brasileiros são a favor de cotas em universidades públicas tanto para negros quanto para pobres como para alunos da escola pública. Pesquisa nacional do Ibope mostra que 62% da população apoia a implementação dos três tipos de cotas - mecanismos que facilitam o acesso desses segmentos sociais às vagas do ensino superior.
Há variações significativas, porém. O grau de apoio muda de região para região, entre classes sociais, de acordo com a cor da pele do entrevistado e segundo o seu grau de escolaridade.
Outra constatação importante da pesquisa é que há um apoio significativamente maior às cotas que levam em conta a renda (77%) e/ou a origem escolar (77%) dos pretendentes às vagas que às cotas baseadas só na cor autodeclarada do aluno (64%).
Em contraposição aos 62% que apoiam todos os tipos de cotas, 16% dos brasileiros são contra qualquer uma delas, segundo o Ibope. Os restantes não souberam responder (5%) ou são a favor de um ou dois tipos de cotas, mas contra o terceiro: 12%, por exemplo, defendem cotas para alunos pobres e para alunos da rede pública, mas são contrários às cotas para alunos negros.
A oposição às cotas para pobres, negros e alunos da rede pública tende a ser maior entre brancos, entre brasileiros das classes de consumo A e B, entre pessoas que cursaram faculdade e entre os moradores das capitais e das Regiões Norte e Centro-Oeste.
Já o apoio à política de cotas nas universidades públicas é proporcionalmente mais alto entre quem estudou da 5.ª à 8.ª série, entre os emergentes da classe C, entre nordestinos e moradores de cidades do interior do País.
Essa diferença de perfil entre os contrários e os a favor sugere que aqueles que estão em busca de ascensão social e econômica tendem a ter mais simpatia por políticas que aumentem suas chances de chegar à faculdade, enquanto aqueles que já chegaram lá - a maioria sem ter se beneficiado desses mecanismos - têm maior probabilidade de serem contrários a esse favorecimento.
Fonte: revistaafrobahia.blogspot/ Estadão
Marta Suplicy estima que vale-cultura pode injetar R$ 11 bilhões no mercado cultural
Por: Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse hoje (18) que o vale-cultura poderá injetar cerca de R$ 11,3 bilhões no mercado da economia criativa. "É um dinheiro que nós nunca tivemos e que pode fazer uma diferença enorme na cultura brasileira", disse ao apresentar o projeto na Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio-SP).
Entidades protestam contra ordem racista da PM em Campinas
Reginaldo Cruz,
Campinas (SP)
Com a palavra de ordem “sou negro, sou suspeito”, diversas entidades dos movimentos negro e popular, reunidas no Fórum de Luta Contra o Racismo, realizaram um ato na manhã deste domingo (17), em Campinas (SP), para protestar contra a Ordem de Serviço (OS) nº 8 BPMI 822/20/12, da 2ª Companhia da Polícia Militar, orientando que nas ações de patrulhamento na região do Taquaral fosse focada a abordagem “especialmente em indivíduos de cor parda e negra, com idade entre 18 e 25 anos em grupos de três a cinco indivíduos”.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Escolas empobrecidas: sem História nem Geografia
![]() |
Foto: Celso Júnior/AE |
A escola vive uma profunda crise de legitimidade*. O mundo mudou, ficou complexo, novas demandas surgiram. Os estudantes na escola também são outros, diversos na origem e nos interesses. Os professores carecem de condições para um trabalho digno. A sociedade alterou suas expectativas referentes à escola e, assim, criou-se um complicado jogo de múltiplas contradições e, para essa complexidade, não cabem respostas e políticas simplistas.
Assinar:
Postagens (Atom)
AS MAIS ACESSADAS
-
Já sonhou em posar nua? Sei lá acho que uma ‘boa’ parte das mulheres já ao menos pensaram nessa possibilidade, eu assumo que já pensei,...
-
Cu também é cultura, de acordo com uma Galeria de Arte de Paris. Confira abaixo:
-
JOÃO MAIMONA nasceu em 1955, em Quibocolo, município de Maquela do Zombo, na província de Uíge. Em 1961, refugiou-se na República d...
-
Curta "respeito", contra intolerância religiosa, é lançado no Rio Em junho de 2015, a menina Kaylane Coelho levou uma pedr...
-
A Christie de Londres leiloou "Le Coq" (1940), o espanhol Joan Miró (1893-1983) para 9.780.000 €, o preço mais alto já pago por...