quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Dicas de como tratar e deixar mais belo o seu cabelo afro

Olha eu aí de modelo para mostrar o resultado das minhas dicas no meu próprio cabelo. Foto: Cláudio Bandeira 12/08/2013

Oi pessoal: o papo hoje é sobre cabelo. Muitas e muitos de nós querem passar longe de qualquer recurso químico para tratar nossas cabeleiras, principalmente quando os fios já estão completamente purificados e renascidos. Dá para usar solto, preso, trançado, enfim, mas isso requer esforço para evitar queda e outros probleminhas.

Na contramão do que muita gente pensa, nossos cabelos são frágeis e, por isso, sentem ainda mais os efeitos do sol e do ar mais úmido e cheio de sal como é o da capital baiana. Outro problema é o volume, às vezes descontrolado, e o tal do frizz que deixa aquele efeito de fios que parecem ter levado um choque elétrico ou que estão sem cuidado.

A gente recorre então a cremes que têm base muito oleosa e, se resolvem a questão do volume, prejudicam peles como a minha, com tendência a acne.

Mas de tanto procurar e resistir bravamente a buscar qualquer tipo de ajuda do tipo amônia, guanidina e afins, eis que tenho encontrado algumas coisas bem legais que têm deixado meus fios como gosto: cacheados e com aspecto de hidratado.

A principal novidade é o gel de linhaça. Devo isso a Denise, expert em questões de estética. É um produto completamente natural e que você faz em casa e não chega a gastar mais de cinco minutos.

O ideal é a linhaça dourada, pois ela não tem cheiro. É indicada, portanto, para pessoas alérgicas, como eu. Acreditem! Tenho alergia a perfume e já aconteceu de encontrar um creme legal para o cabelo, mas que provocou reação alérgica como espirros, coceira no couro cabeludo e dor de cabeça.

Vamos lá: para cada colher de sopa da linhaça use um copo de água. Deixe ferver um pouquinho até aparecer uma espuminha. Não deixe ferver muito, pois a ideia é formar um gel e, se cozinhar, ele fica muito denso. Tire do fogo e passe a mistura por uma peneira de metal. Aí é só deixar esfriar.

Você pode usar como gel mesmo no cabelo úmido ou seco. Em seguida aplique seu creme de pentear. O volume fica super controlado por várias horas, sem aquele aspecto oleoso. Só não vale se você tiver algum tipo de reação a linhaça.

O que sobrar pode guardar na geladeira por até sete dias.

Para lavar e pentear- Tem outra boa dica que aprendi com a colega Rita Conrado. Quando lavar seu cabelo, deixe para pentear após passar a máscara de hidratação. É o momento certo para desembaraçar sem partir os fios. Além disso, os cachos ficam mais definidos.

Na hora de passar o creme para pentear não esfregue a porção. Isso esfria as propriedades do produto. A dica foi de uma das atendentes do salão Beleza natural.

O correto é espalhar o creme na mão esquerda, por exemplo. Aí você usa a direita com os dedos virados para a direção do pulso. Comece aplicando o creme na parte da frente, a partir da raiz, massageando suavemente. Em seguida faça o mesmo na parte de trás do cabelo. Quando acabar esse processo é que você vai para as pontas. Não use pente para não desmanchar os cachos.

Sobre linhas para cabelos vão aqui algumas sugestões. Tem uma chamada de Acqua Flora. A linha é muito boa. Tem para cabelos cacheados e também para controle de volume. O shampoo, inclusive, é sem sal. A linha contém condicionador, máscara e creme de pentear. Ela pode ser encontrada em casas especializadas em cosméticos. Cada item custa, em média, R$ 17.

Mas calma! Tem uma bem mais em conta. É a linha colágeno da Loreal. Tem em qualquer supermercado e fica ali na faixa de R$ 10, no máximo, cada item (shampoo, condicionador, creme de pentear, umidificador etc).

Vai outra sugestão aqui com um preço mais na média da Acqua Flora, mas que é a minha preferida: linha de óleo de macadâmia da Natura. O problema é que você tem que recorrer às consultoras e, para cabelos cheios como o meu, que precisam de reposição constante de estoque, é complicado. Mas é muito boa mesmo e tem um cheiro discreto que não me dá reação alérgica.

Não esqueçam de sempre fazer uma hidratação semanal, em casa mesmo, deixando a máscara por dez minutos. Agora, uma vez por mês tem que ir no salão para dar aquela hidratação mais intensa. Fiz uma vez no Beleza Natural e é muito boa. Meu problema com os produtos desta linha é a oleosidade que mistura com a da minha pele. Mas para quem não tem esse problema vale apostar.

A última que fiz, também muito boa, é da Vitaderm. Essa, inclusive, pode ser encontrada na maioria dos salões.

Enfim, meninas e meninos que gostam dos seus cachos bem naturais, espero ter contribuído para ajuda-los a dar o carinho especial e a liberdade que nossos belos fios merecem.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta