Elogiado na Europa, álbum chega ao Brasil em setembro, após ser aclamado por imprensa londrina e parisiense
Cores e silêncios se integram às nove faixas de The invention of colour, o segundo disco do músico Tiganá Santana, lançado pelo selo sueco “Ajabu!”. Num diálogo com artistas de outros países, o brasileiro Tiganá aprofunda o minimalismo poético-musical de sua obra e depura os elementos surgidos no álbum “Maçalê” (2010), como as leituras sobre a ancestralidade (de estreita vinculação com os universos religiosos da Bahia e da África). Produzido pelo percussionista sueco Sebastian Notini e quase totalmente gravado em Estocolmo, noStureparken Studio, The invention of colour reúne composições em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, kikungo e kimbundo), conduzidas pela sonoridade de um instrumento inventado, o violão-tambor. Distribuído inicialmente na Europa, o CD ganha lançamento oficial no Brasil dia 13 de setembro, às 21h, em show no Teatro SESC Casa do Comércio, em Salvador, como parte também das comemorações dos 67 anos de fundação do SESC no Brasil.
Participação especiais no show no Teatro SESC Casa do Comércio
Para este show está confirmada a participação especial do músico senegalês Maher Cissoko, que gravou com Tiganá a faixa-título deste CD e vem pela primeira vez ao Brasil. Cissoko é filho de uma das grandes e mais bem conhecidas famílias Griô de Casamance, região sul do Senegal. Por essa razão, desde a sua infância se transformou em um tocador de Kora. Por estar há um considerável tempo radicado na Suécia, as músicas de Maher Cissoko misturam tradições suecas de vocais sentimentais e instrumentais com o estilo energético típico do Oeste africano, sua terra natal, numa simbiose belíssima e tocante.
A outra artista convidada é a artista plástica e dançarina Clara Domingas, baiana que já participou de coletivos como o VISIO, além de produção de materiais gráficos para a cantora Mariela Santiago, projeto Vivadança, dentre outros. Domingas fará intervenções durante o show a partir de um trabalho de corpo, desenho e pintura no foyer do teatro que terá registro audiovisual deste processo e manipulação desta imagens no palco, enquanto Tiganá Santana se apresenta. Tudo isso será cuidado por um VJ que projetará o espaço interno do show, a fim de misturar imagens à dinâmica dos sons.
DESTAQUES NA IMPRENSA INTERNACIONAL
Segundoo mapeamento do “World Music Charts Europe” (http://www.wmce.de/), The Invention of Colour foi o 8º álbum mais baixado na Europa em agosto deste ano. A revista inglesa “Songlines” (http://www.songlines.co.uk/topoftheworld/top-of-the-world.php) considerou-o como um dos dez melhores lançamentos internacionais de 2013. Na Suécia, o crítico do site “Tidningen Kulturen”, Peter Sjöblom, destacou: “Tiganá Santana tem uma intensidade delicada, com camadas e camadas de sonoridades leves, deslocamentos rítmicos cautelosos, movimentos e contra-movimentos”. E Sjöblom acrescentou: “Ele canta em várias línguas africanas e europeias, o que, sem dúvida, contribui para a coloração emocional da música.
TIGANÁ SANTANA - BIOGRAFIA
Nascido em Salvador, o compositor Tiganá Santana estava talhado para o ingresso na
carreira diplomática, mas a poesia e a música se firmaram, desde os 14 anos, como vocações essenciais.Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia, estudou as estruturas linguísticas dos idiomas Kikongo e Kimbundo, naturais do Congo e de Angola. Seu primeiro disco, “Maçalê” (2010), produzido na capital baiana, projetou-o como um dos artistas mais talentosos do país, manifestando habilidade nas composições realizadas em português, kikongo, kimbundo, francês, inglês e espanhol.
Em 2010, Tiganá Santana gravou um programa especial para a Rádio BBC Londres e integrou um dos maiores festivais de “world music” da Europa, o belga Sfinks. No ano seguinte, realizou uma turnê por quatro países europeus, apresentando-se em salas como o Espace Senghor (Bélgica) e o Stallet (Suécia). Há três anos, mudou-se de Salvador para São Paulo, onde reside atualmente.
SERVIÇO:
SHOW de lançamento de The Invention of Colour, novo disco de Tiganá Santana
Dia 13 de setembro de 2013, às 21h
Teatro SESC Casa do Comércio (Av Tancredo Neves, 1109, Pituba, Salvador)
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)
Bilheteria: funciona de 3a a domingo, das 13 às 20h. Informações: (71) 3273-8543
Nenhum comentário:
Postar um comentário