sexta-feira, 11 de julho de 2014

Cabeças de Orixás em mostra no Muncab

Mostra retrata cabeças de sete orixás

O Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira apresenta a partir deste sábado, dia 12 de julho, a mostra Cabeças de Orixás, que trata da simbologia de sete orixás do universo religioso afro-baiano. A exposição reúne trabalhos do artista plástico carioca, radicado em São Paulo, Antônio Miranda, e fica em cartaz até o dia 2 de agosto, dividindo o espaço do museu com três outras mostras, uma delas com peças do acervo fixo do próprio Muncab. 

As cabeças dos orixás (ou inquices) foram todas confeccionadas em sabão da costa, de uso sagrado pelos adeptos do candomblé, e retratam Xangô, Yemanja, Oxum, Oxossi, Ibeji, Oxalá e Exu. Chamadas de “Iba-Ori”, as cabeças de orixás não estão presas, contudo, a uma abordagem religiosa. Em sua leitura, Antonio Miranda, incorpora livremente elementos diversos para compor suas figuras. Exu, por exemplo, tem como característica visual o cabelo composto por garfos de plástico usados em festas de aniversário. Bonequinhos de brinde da rede Mc Donalds enfeitam a cabeça de Ibejis, orixá/inquice associado às crianças. 


Segundo Miranda, o uso desses elementos desmistificam a austera concepção que se tem dos deuses: “São deuses sim, mas são também homens, são gente, tem características humanas, positivas ou negativas”, justifica ele, lembrando que Oxalá surge associado ao mundo do futebol, com um globo terrestre na cabeça e pequenos jogadores em cima. “Oxalá é a paz e é também o congraçamento e união dos homens de diversas origens, o que é uma característica do futebol, sobretudo quando falamos de Copa do Mundo”, observa o artista. 

Sobre Antônio Miranda, assim escreveu o curador e diretor do Museu Afro-Brasil, Emanoel Araujo: “Antonio Miranda é um criador de apropriações. Seus objetos escultóricos buscam uma interação com a cultura brasileira, em seus usos e costumes, como parte de um olhar afiado sobre a mesma realidade “.

SERVIÇO
Mostra Cabeças de Orixás
Período: 12 de julho a 2 de agosto de 2014 
Horário: terça a sábado, das 10h às 17h 
Local: prédio do Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira
Endereço: Rua do Tesouro, s/n Centro Histórico / Salvador
Entrada francaInformações: 71-3017-6722/30226722

Assessoria de Imprensa
Companhia de Comunicação
Tels: 3247-5851/88921119 (Antonio Moreno)

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta