O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta terça-feira (19) que vai visitar um complexo industrial na Coreia do Norte na quinta-feira (21), dizendo que espera que a rara viagem dê “um impulso positivo para desenvolvê-lo ainda mais e expandi-lo para outras áreas”, além de promover as relações entre as Coreias.
“A minha visita também é significativa como a primeira vez quem um secretário-geral das Nações Unidas põe os pés na Coreia do Norte em mais de 20 anos, desde a última visita do ex-secretário-geral Boutros Boutros-Ghali”, declarou Ban em uma coletiva de imprensa em Inchon, Coreia do Sul, onde mais tarde dirigiu-se ao Fórum Mundial de Educação.
“O projeto Kaesong é um modelo vantajoso para ambas as Coreias”, disse ele se referindo ao complexo industrial ao norte da fronteira fortificada entre as Coreias do Sul e do Norte. “Ele simboliza uma boa maneira de explorar as vantagens das Coreias de forma complementar. Espero que a minha visita dê um impulso positivo para desenvolvê-lo ainda mais e expandi-lo para outras áreas.”
Mais cedo, Ban disse que está com uma pendência profunda em relação à Península Coreana, porque é “um foco de conflito internacional perigoso”. Ele acrescentou que fará “todo o possível” em sua capacidade como chefe das Nações Unidas para promover a paz e a construção de confiança entre as duas Coreias.
Fonte: ONUBR
Nenhum comentário:
Postar um comentário