Publicitário João Silva, da Maria Comunicação fala sobre a marca que conquistou os brasileiros, e é um dos maiores simbolos da cultura brasileira no planeta.
João Silva: Quando João Jorge falou comigo sobre a marca do Olodum, eu pedi a ele um tempo, pois eu estava pré-produzindo dois filmes. Estava gravando com Silvia Pfeiffer em São Paulo e no dia seguinte iria gravar com Cláudia Raia, no Rio. Fui para o hotel em São Paulo pra dormir um pouco, com a marca do Olodum na cabeça, só lembrando da batida do Olodum. Liguei a televisão e havia cenas de violência, se não me engano em Paris, onde estudantes estavam sendo espancados por policiais. Isso me marcou.
João Silva: Quando João Jorge falou comigo sobre a marca do Olodum, eu pedi a ele um tempo, pois eu estava pré-produzindo dois filmes. Estava gravando com Silvia Pfeiffer em São Paulo e no dia seguinte iria gravar com Cláudia Raia, no Rio. Fui para o hotel em São Paulo pra dormir um pouco, com a marca do Olodum na cabeça, só lembrando da batida do Olodum. Liguei a televisão e havia cenas de violência, se não me engano em Paris, onde estudantes estavam sendo espancados por policiais. Isso me marcou.

Depois ainda fui a Manaus, gravar o lançamento do Amazonas Shopping Center. Quando cheguei a Salvador, recebi a notícia que um membro do Olodum havia sido baleado por um policial no Pelourinho. O Olodum foi em peso pra frente da Secretaria de Segurança Pública, em Salvador, espalhou todos os tambores e os músicos ficaram agachados, com a cabeça baixa, em dia de tráfego normal... aquele mar de tambores.

Eu só fiz pegar o símbolo de paz e amor e redesenhá-lo, colocando as cores do movimento pan-africano, que são o amarelo, o verde, o vermelho e o preto.
Depois João Jorge me ligou pra dizer que onde o Olodum passava era a primeira página nos principais jornais, por conta da assimilação imediata de que as cores do movimento pan-africano estava sendo visto, na Europa, como uma proposta de paz. Quando o Olodum retornou ao Brasil, a marca estava consolidada.
MICHAEL JACKSON

Confesso que até hoje eu fico sem saber, mas prefiro acreditar que foi pelas duas coisas. A batida do Olodum é uma coisa que contagia todo mundo, claro, mas é bom lembrar que MJ naquela época já atuava fortemente com o discurso de paz no planeta. Então eu acredito que a marca do Olodum também contribuiu para isto, para esse encontro de som, de batida, de coreografia com o discurso de paz para o mundo. Foram as duas coisas, mas acho que foi um pouco de sorte também, concorda?
NOVA IORQUE
João Silva da Maria foi convidado para em 27 de dezembro de 2010 palestrar em Nova Iorque, Estados Unidos, sobre as suas 1000 marcas criadas, entre elas a do Olodum, Collor entre outras que foram premiadas internacionalmente. Falará também da campanha "Pensar o Novo", que colocou em outdoors de Salvador a imagem do Barack Obama, mesmo antes dele ter vencido as prévias contra Hillary Clinton, e também do comercial de televisão criado junto com Zé Armando Big Apple, que foi ar logo após o atentado do11 de setembro.
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
Revista Maria 15 anos - Patrimônio - Maragojipe - A Outra Cara do Carnaval da Bahia
Revista Maria 15 anos - Tabuleiro da Maria
"O formato das agências de propaganda tem que se modificar. Esses formatos tradicionais estão falidos". Publicitário João Silva da Maria.
Revista Maria 15 anos - Perfil - Espelho de Brasilia com Jorge Ferreira
ASPAS"A Maria está completando 15 anos, idade da adolescência, mas mostra que tem maturidade e conhecimento sobre os assuntos que envolvem o Brasil, sem violentar a cultura negra e sem isentar da sua responsabilidade social. Mostra que tem ousadia, que sabe pensar em projetos grandiosos, inovando sempre e compreendendo o povo brasileiro e sua cultura." Olívia Santana - Vereadora de Salvador.
Revista Maria 15 anos - Casos da Maria - Abrigo D. Pedro II
Revista Maria 15 anos - Empreendedorismo - Maria, Sai da Lata! Por: Emmanuel Publio Dias
Revista Maria 15 anos - Empreendedorismo - No ritmo do Berimbau
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
Revista Maria 15 anos - Patrimônio - Maragojipe - A Outra Cara do Carnaval da Bahia
Revista Maria 15 anos - Tabuleiro da Maria
"O formato das agências de propaganda tem que se modificar. Esses formatos tradicionais estão falidos". Publicitário João Silva da Maria.
Revista Maria 15 anos - Perfil - Espelho de Brasilia com Jorge Ferreira
ASPAS"A Maria está completando 15 anos, idade da adolescência, mas mostra que tem maturidade e conhecimento sobre os assuntos que envolvem o Brasil, sem violentar a cultura negra e sem isentar da sua responsabilidade social. Mostra que tem ousadia, que sabe pensar em projetos grandiosos, inovando sempre e compreendendo o povo brasileiro e sua cultura." Olívia Santana - Vereadora de Salvador.
Revista Maria 15 anos - Casos da Maria - Abrigo D. Pedro II
Revista Maria 15 anos - Empreendedorismo - Maria, Sai da Lata! Por: Emmanuel Publio Dias
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
Revista Maria 15 anos - Patrimônio - Maragojipe - A Outra Cara do Carnaval da Bahia
Revista Maria 15 anos - Tabuleiro da Maria
"O formato das agências de propaganda tem que se modificar. Esses formatos tradicionais estão falidos". Publicitário João Silva da Maria.
Revista Maria 15 anos - Perfil - Espelho de Brasilia com Jorge Ferreira
ASPAS"A Maria está completando 15 anos, idade da adolescência, mas mostra que tem maturidade e conhecimento sobre os assuntos que envolvem o Brasil, sem violentar a cultura negra e sem isentar da sua responsabilidade social. Mostra que tem ousadia, que sabe pensar em projetos grandiosos, inovando sempre e compreendendo o povo brasileiro e sua cultura." Olívia Santana - Vereadora de Salvador.
Revista Maria 15 anos - Casos da Maria - Abrigo D. Pedro II
Revista Maria 15 anos - Empreendedorismo - Maria, Sai da Lata! Por: Emmanuel Publio Dias
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
Revista Maria 15 anos - Patrimônio - Maragojipe - A Outra Cara do Carnaval da Bahia
Revista Maria 15 anos - Tabuleiro da Maria
"O formato das agências de propaganda tem que se modificar. Esses formatos tradicionais estão falidos". Publicitário João Silva da Maria.
Revista Maria 15 anos - Perfil - Espelho de Brasilia com Jorge Ferreira
ASPAS"A Maria está completando 15 anos, idade da adolescência, mas mostra que tem maturidade e conhecimento sobre os assuntos que envolvem o Brasil, sem violentar a cultura negra e sem isentar da sua responsabilidade social. Mostra que tem ousadia, que sabe pensar em projetos grandiosos, inovando sempre e compreendendo o povo brasileiro e sua cultura." Olívia Santana - Vereadora de Salvador.
Revista Maria 15 anos - Casos da Maria - Abrigo D. Pedro II
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
Revista Maria 15 anos - Patrimônio - Maragojipe - A Outra Cara do Carnaval da Bahia
Revista Maria 15 anos - Tabuleiro da Maria
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
Revista Maria 15 anos - Patrimônio - Maragojipe - A Outra Cara do Carnaval da Bahia
Revista Maria 15 anos - Tabuleiro da Maria
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
Revista Maria 15 anos - Patrimônio - Maragojipe - A Outra Cara do Carnaval da Bahia
Revista Maria 15 anos - Tabuleiro da Maria
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
" A gente precisa ter sempre a capacidade de se emocionar, de se envolver com questões sociais e de colocar a comunicação a serviço da sociedade".
- Publicitário João Silva
Revista Maria 15 anos - Humor
Revista Maria 15 anos - Patrimônio - Maragojipe - A Outra Cara do Carnaval da Bahia
Revista Maria 15 anos - Tabuleiro da Maria
Revista Maria 15 anos - Perfil - Espelho de Brasilia com Jorge Ferreira
ASPAS
"A Maria está completando 15 anos, idade da adolescência, mas mostra que tem maturidade e conhecimento sobre os assuntos que envolvem o Brasil, sem violentar a cultura negra e sem isentar da sua responsabilidade social. Mostra que tem ousadia, que sabe pensar em projetos grandiosos, inovando sempre e compreendendo o povo brasileiro e sua cultura." Olívia Santana - Vereadora de Salvador.
Revista Maria 15 anos - Empreendedorismo - Maria, Sai da Lata! Por: Emmanuel Publio Dias
Revista Maria 15 anos - Empreendedorismo - No ritmo do Berimbau
ASPAS
"Um teatro como o Vila Velha, que tem uma proposta muito maior do que simplesmente abrir pauta para espetáculos, precisava de uma identidade visual. A Maria sabe traduzir visualmente o que a gente faz de uma maneira muito bacana.". Márcio Meirelles - Ex-diretor do Teatro Vila Velha.
ASPAS
"A marca do Olodum é sem sombra de dúvidas a marca brasileira mais conhecida lá fora". Paulo Gaudenzi (Ex-Secretário de Cultura e Turismo da Bahia, sobre a marca criada pelo publicitário João Silva da Maria).
Revista Maria 15 anos - Crônica de Vicente Franz Cecim - Zig-Zag
Revista Maria 15 anos - Causo Baianês - De como Vau desasnou
Revista Maria 15 anos - Cultura - Vida ao Cinema Baiano
Revista Maria 15 anos - Casos da Maria - Jacques Janine
Jacques Janine - A marca que não sai da cabeça do consumidor |
Revista Maria 15 anos - Entrevista Juca Ferreira - Precisamos nos preparar para o novo
Desde 2008 à frente do Ministério da Cultura, o sociólogo Juca Ferreira fala à revista Maria sobre a liderança da pasta da cultura no plano internacional. |
Galeria de Arte
Ladeira da Conceição da Praia - © David Glat - www.davidglat.com.br/projetos |
Praia da Redonda - © Almir Bindilatti - bindilatti@poeticaphoto.com |
Cardume de Quatingas nos Recifes do Parcel dos Abrolhos - © Pedro Meirelles |
Irmandade da Boa Morte - Cachoeira - © Ricardo Prado - www.flickr.com/photos/ricardoprado8 |
Miragem - © Maria Gerusa - www.mariagerusafotografia.com.br |
Amanhecendo Rio Paraguaçu - © Adenor Gondim - www.apenasbahia.com.br |
Matrizes - © Sérgio Guerra - sguerra@maianga.com.br |
Pensar o Novo! - Valéria Torres: O Brasil mestiço: do mito à utopia
Texto produzido pela socióloga Valéria Torres |
Entrevista com o publicitário João Silva - "O que o cliente precisa é de uma boa estratégia"
Em passagem pela Bahia no último fim de semana, o publicitário João Silva, da Maria Comunicação disse concordar com o colega Sérgio Guerra que a única novidade nesta eleição é a campanha do Deputado José Carlos Aleluia, por encarnar perfeitamente o discurso de oposição. “As campanhas na Bahia estão uma mesmice só, segundo eu soube, até o presidente da república e seu marqueteiro se queixaram da falta de criatividade dos baianos. Sinal dos tempos”. Até as fotografias dos candidatos, com pouquíssimas exceções, são cópias das fotos dirigidas pelo meu sócio Vicente Amaral, que é diretor da Maria, feitas em 2000, com o fotógrafo David Glat, para o então candidato a prefeito de Itabuna, Geraldo Simões. Na ocasião, o recurso da inclinação do corpo para frente foi utilizado para ampliar a estatura do candidato, deixando-o mais próximo, mais à vontade nas fotos. Hoje, o que se vê é um monte candidatos se jogando para frente, parecendo até que vão cair da placa…rss. Esqueceram de informar aos candidatos que esse recurso só tem efeito favorável se a imagem for utilizada em close, como na campanha de Geraldo, coisa que qualquer iniciante em comunicação sabe…avisa lá…!
Saiu no Blog Bahia Já em 15/09/2010 - 13:00
PUBLICITÁRIO DIZ QUE CAMPANHA SOBRE CRACK É INFELICIDADE TOTAL
"Segundo o publicitário João Silva da Maria Comunicação a prova que o mau médico enterra seus erros, o mau advogado coloca os seus na cadeia e o mau publicitário os coloca nas ruas é campanha desenvolvida pelo Governo sobre o Crack. É de uma desumanidade e de uma profunda falta de respeito aos dependentes e familiares. Péssimo exemplo de comunicação social. Pior ainda é o Governo do Estado insistir em investir o dinheiro do contribuinte em aberrações publicitárias como essa. Falta profissionalismo e responsabilidade."
©2006 Bahia Já - www.bahiaja.com.br - Todos os direitos reservados. |
Agência Maria do publicitário João Silva comemora 15 anos com lançamento da 1ª Revista/Portifólio do Brasil em Brasília e Salvador
Lançamento da Revista Maria 15 anos em Brasília veja mais |
Lançamento Revista Maria 15 anos na Bahia veja mais. |
...
Agência Maria do publicitário João Silva comemora 15 anos com lançamento da 1ª Revista/Portifólio do Brasil
Publicitário João Silva e Ministro da Cultura Juca Ferreira conferem a Revistano lançamento em Braísilia |
A agência baiana Maria Comunicação, dirigida pelo publicitário João Silva, comemora hoje, dia 1 de setembro, às 20h, no restaurante Paraíso Tropical, no Cabula, os seus 15 anos de vida. O marco da comemoração será o lançamento da Primeira revista/portifólio Maria, com 90 páginas, reunindo entrevistas, reportagens especiais, crônicas e artigos sobre diferentes temas, além de dar espaço para as principais realizações da agência ao longo do tempo. Na abertura da publicação, um destaque: um texto escrito pela yalorixá Mãe Stella de Oxossi, do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, ressaltando a qualidade do trabalho desenvolvido pela Maria e seu engajamento com a cultura negra.
Outro marco dos 15 anos da Maria Comunicação é inauguração de duas filiais fora do Estado: em Brasília (onde inclusive a revista já foi lançada, na semana passada) e em São Paulo. Com esses dois escritórios, a agência espera atender melhor a sua diversificada carteira de clientes e alavancar negócios fora da Bahia, onde nasceu e firmou-se como uma das principais empresas da área publicitária.
Um dos diferenciais da Maria Comunicação, como explica João Silva, está em sua capacidade de potencializar pequenas verbas, promovendo um atendimento diferenciado para seus clientes, que estão nos mais diferentes setores da economia e da área cultural. Outra característica é seu vínculo com a cultura afro-baiana: ao longo desses 15 anos, a Maria atendeu e atende instituições como Ilê Aiyê, Olodum, Movimento Negro Unificado, sempre comprometendo-se em divulgar a cultura negra e suas manifestações.
A revista Maria foi lançada recentemente em Brasília, em solenidade que contou com a presença de autoridades, amigos e clientes, entre os quais o ministro da Cultura Juca Ferreira. Depois de Salvador, a publicação será lançada em São Paulo, em data e local a serem definidos.
Enviado por:Companhia de Comunicação
Outro marco dos 15 anos da Maria Comunicação é inauguração de duas filiais fora do Estado: em Brasília (onde inclusive a revista já foi lançada, na semana passada) e em São Paulo. Com esses dois escritórios, a agência espera atender melhor a sua diversificada carteira de clientes e alavancar negócios fora da Bahia, onde nasceu e firmou-se como uma das principais empresas da área publicitária.
Um dos diferenciais da Maria Comunicação, como explica João Silva, está em sua capacidade de potencializar pequenas verbas, promovendo um atendimento diferenciado para seus clientes, que estão nos mais diferentes setores da economia e da área cultural. Outra característica é seu vínculo com a cultura afro-baiana: ao longo desses 15 anos, a Maria atendeu e atende instituições como Ilê Aiyê, Olodum, Movimento Negro Unificado, sempre comprometendo-se em divulgar a cultura negra e suas manifestações.
A revista Maria foi lançada recentemente em Brasília, em solenidade que contou com a presença de autoridades, amigos e clientes, entre os quais o ministro da Cultura Juca Ferreira. Depois de Salvador, a publicação será lançada em São Paulo, em data e local a serem definidos.
Enviado por:Companhia de Comunicação
Brasília , 17 de agosto de 2010
Veja quem estava no lançamento da 1ª revista portifolio do Brasil
Lançamento da1ª Revista/Portfólio do Brasil no Mercado Municipal em Brasilia , marca também os 15 Anos da Maria Comunicação e a abertura dos Escritórios da Maria em Brasília e São Paulo.-Contou com o prestigio de convidados como Juca Ferreira ministro da Cultura do Brasil, deputados federais, Secretário Executivo da SEPIR - João Carlos Nogueira; Presidente da Palmares - Zulu Araújo;Secretário Executivo do Ministério da Cultura Alfredo Manevy entre outros importantes nomes da Cultura Nacional.O Sócio Diretor da Maria Comunicação Publicitário João Silva disse que era uma grande alegria para ele e sua equipe estar dando esse passo e também motivo de muita responsabilidade. ... |
AGÊNCIA MARIA SE INSTALA EM BRASÍLIA E LANÇA REVISTA PORTFOLIO
Capa da Revista Maria 15 anos da agencia de Publicidade Maria do Publicitario João Silva. A Maria segue inovando e comemorando seus 15 anos de vida com a publicação da primeira revista/portifolio da America Latina. |
A agência Maria Comunicação comemora nesta terça-feira, dia 17 de agosto, em Brasília, a entrada em funcionamento de sua filial na cidade com o lançamento da revista "Maria", que marca também os 15 anos de criação da agência. A revista desfila assuntos relacionados com a trajetória da Maria, nascida em Salvador por iniciativa do publicitário João Silva, mas abre um bom espaço para temas culturais e econômicos, incluindo uma entrevista exclusiva com o ministro da Cultura Juca Ferreira. Depois de Brasília, a revista terá lançamentos em São Paulo - onde a Maria tem escritório - e Salvador.
A publicação conta ainda com artigos do jornalista Raimundo Lima, o escritor Vicente Cecin, a socióloga Valéria Costa e Silva, o consultor Manoel Publio Dias, o jornalista Nivaldo Lariu, além de contar com a participação de fotógrafos como Sérgio Guerra, Adenor Gondin, David Glat, Almir Bindilati, Ricardo Prado, Pedro Meirelles e dos cartunistas Nildão e Cau Gomes.
O lançamento em Brasília ocorrerá no Mercado Municipal, um dos espaços mais badalados da capital do pais, com a presença de autoridades, empresários, amigos e clientes da Maria. A capa da revista é um Xangô do artista plástico Ed Ribeiro, atualmente expondo no Museu do Louvre. Abrindo a publicação, uma mensagem da yalorixá Mãe Stella de Oxossi.
Fonte: blog Blog Bahia Já
...
Maria Comunicação lança revista e novos escritórios
A agência baiana de publicidade Maria Comunicação vai lançar na próxima terça feira, 17.08, às 18:00 hs no Mercado Municipal em Brasília-DF, a 1ª Revista/Portifólio da Maria Comunicação, que será lançada paralelamente a instalação de seus Escritórios em Brasilia e São Paulo
O publicitário João Silva tem em seu curriculo relevantes trabalhos para o fortalecimento de nossa cultura.
Confira sua ultima entrevista a revista Grauçá
