domingo, 26 de julho de 2009

“Jeremias, profeta da chuva” tem programa especial para portadores de deficiências visuais e auditivas

O Teatro Castro Alves e a Produção da peça “Jeremias, Profeta da Chuva” firmaram uma parceria inédita no teatro baiano, visando à implantação do Programa em Braille, Audiodescrição e tradução em Língua Brasileira de Sinais – Libras – para plateias com dificuldades visuais e auditivas. O lançamento oficial do programa, com a presença de autoridades, acontece nesta sexta-feira, 17, na Sala do Coro do TCA, às 20 horas, quando haverá uma apresentação especial para convidados da Associação Educacional Sons no Silêncio, Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos, Instituto dos Cegos, Associação de Cegos da Bahia e Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP-Bahia), além de representantes de empresas, como supermercados, que contam com portadores de deficiências em seus quadros funcionais. Na oportunidade, será lançada a réplica do programa do espetáculo, totalmente traduzido em Braille, produzido no CAP-Bahia. A mesma programação especial estará disponível para o público nas demais sextas-feiras da temporada de “Jeremias, Profeta da Chuva”, que segue até 16 de agosto, sempre de sexta a domingo, com ingressos (inteira) a R$ 20,00.

O programa de audiodescrição conta com aparato técnico especial, e foi produzido com o apoio da professora Eliana Franco, coordenadora do grupo Tramad (Tradução, Mídia e Audiodescrição), da Ufba, o primeiro no Brasil a se dedicar ao estudo sistemático e implementação de acessibilidade audiovisual para cidadãos deficientes visuais, no cinema, teatro e televisão. Por sua vez, a tradução simultânea em língua de sinais, será feita pelo professor Ronaldo Santos de Freitas, intérprete e instrutor de Libras credenciado pelo MEC. A iniciativa do TCA conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado.

“Jeremias, Profeta da Chuva” - Décima quarta montagem do Núcleo de Teatro do Teatro Castro Alves, a peça leva a dupla assinatura da baiana Adelice Souza, como autora e diretora. No elenco estão Amarílio Sales, Antônio Fábio (Jeremias), Bira Freitas, Claudia di Moura, Fernando Santana, Marcos Machado, Maria de Souza, Mônica Gideone, Simone Brault, Tânia Soares e Ricardo Fagundes. O espetáculo é ambientado no sertão real, imaginário e místico, para falar dos homens que interpretam os sinais da natureza e realizam experiências peculiares para predizer se haverá bom ou mau inverno para a lavoura e a pecuária. A montagem também faz um paralelo com Jeremias, o profeta da Bíblia que anunciou a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor. No palco, personagens e cenas típicas do Nordeste, como o teatro de bonecos, a feira livre, os ex-votos, o forró, profetas, repentistas e rezadeiras.

Serviço:

O quê: “Jeremias, Profeta da Chuva”, de Adelice Sousa –XIV Montagem do TCA.Núcleo

Lançamento do Programa em Braille e Audiodescrição para deficientes visuais, e

Tradução em Libras, para deficientes auditivos.

Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves

Quando: 17 (sexta-feira) de julho, às 20 horas

Acesso: Somente para convidados

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta