quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Começa hoje a 66º edição do Festival de Veneza


A mais antiga das grandes mostras de cinema, o Festival de Veneza chega em 2009 a sua 66ª edição. A abertura é hoje, com a exibição de "Baaria", épico do italiano Giuseppe Tornatore (de "Cinema Paradiso") passado na Sicília.

Até o dia 12, serão exibidos os novos trabalhos de cineastas de prestígio, como o alemão Werner Herzog ("Bad Lieutenant"), o turco Fatih Akin ("Soul Kitchen"), o norte-americano Michael Moore ("Capitalism: A Love Story") e os franceses Patrice Chéreau ("Persécution") e Jacques Rivette ("36 Vues du Pic Saint Loup").

Mas Veneza também reserva espaço para novos talentos, caso do norte-americano Tom Ford ("A Single Man"), famoso no mundo da moda como estilista da grife Gucci, que faz sua estreia dirigindo um longa-metragem.

O Brasil não concorre ao Leão de Ouro nesta edição, mas tem dois filmes na mostra paralela "Horizontes". Um deles é o documentário "Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo", dirigido por Marcelo Gomes e Karim Ainouz.

O outro é o drama "Insolação", com direção assinada por Daniela Thomas e Felipe Hirsch. O festival não deverá ter tantas estrelas como o de Cannes, mas George Clooney, Charlize Theron e Julianne Moore são presenças aguardadas.

Um dos prêmios honorários será para o cineasta John Lasseter, diretor e fundador do estúdio Pixar, que revolucionou as animações.

Fonte : Do Metro

entretenimento@eband.com.br

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta