Uma noite dificil, assim pode ser descrita a noite de 22 de novembro.A noticia recebida de repente não sai de minha cabeça:” Nosso amigo Lula morreu” no mesmo momento abre um buraco no continuo espaço tempo, tudo de repente fica sem começo, sem fim, o chão some a nossa realidade crua de simples mortais , passageiros desse trem chamado Viver é carimbado!
Faltam palavras, sobra pensamento e lagrimas. Lula é um grande amigo, companheiro de farras, de trabalho, de momentos difíceis , de viver , de idéias, um companheiro sempre! Companheiro de qualquer um com quem estabelecesse uma amizade, assim era com sua família Suzana e as filhas Lua,Rafa e Adri , assim era no seu trabalho IPAC, assim era conosco , assim era com a Maria Preta.
Nesse momento aquele Mantra de Nando Reis não sai da cabeça... “Quando não se têm mais nada / Não se perde nada / Escudo ou espada / Pode ser o que se for / Livre do temor.../
Quando se acabou com tudo / Espada e escudo / Forma e conteúdo / Já então agora dá / Para dar amor... / Amor dará e receberá /Do ar, pulmão / Da lágrima, sal / Amor dará e receberá / Da luz, visão / Do tempo espiral...”
Existem pessoas , que mesmo com toda discrição, sem arroubos, sem nenhum tipo ambição, entram na vida da gente e tomam conta ,de conhecido , a amigo... a irmão.
Quando surgiu a idéia da Maria Preta, ele nem pestanejou, e junto com toda a família apoiou, estava lá presente desde a concepção da idéia até a sua concretização e formalização burocrática e permaneceu em cada reunião, em cada projeto, sempre opinando, dando sua contribuição , apoiando...
Amigo sabemos que está num local muito iluminado, companheiro e comprometido como era aqui materialmente, se o que dizem for verdade , que a passagem faz parte de nossa evolução, deves estar hoje como anjo com asas enormes , nos observando e em silencio, nos apoiando, ponderando, tranqüilizando.
Lula de camisa verde na fundação do Instituto Maria Preta

O que nos tranqüiliza é ter a certeza de que na sua imensa tranqüilidade, realizou seus maiores sonhos a construção junto com Suzana sua companheira uma família bonita, com três filhas de muito caráter, um lar que mesmo nos momentos mais difíceis era preenchido pela paz, pelo amor e pela tranqüilidade.
O mantra continua .... Amor dará e receberá / Do braço, mão / Da boca, vogal
Amor dará e receberá
Da morte
O seu dia natal...
Luiz Roberto Rosa Ribeiro, Lula para os amigos era sociólogo do IPAC, membro e fundador do Instituto Maria Preta, nasceu em 21/02/1951, e partiu neste fim de semana de Novembro de 2009.
Deixa muita saudade e a certeza que devemos ter fé no homem! e que estamos no caminho certo!
Concita Pinto
Instituto Maria Preta
3 comentários:
Lembre-se de sempre dizer o que você sente.
Se você ama alguém, diga. Dizer a alguém o que ele significa para você nãotem hora. Porque quando você decide que é a hora certa, pode ser tarde demais.
Aproveite o dia. Nunca se arrependa. E o mais importante, fique perto de seus amigos e de sua família, pois foram eles que ajudaram a Formar uma pessoa que você é hoje.
um amigo, virou estrela , sentiremos muita falta, mas temos certeza que esteja onde estiver está bem!
Ana Maria
Ninguem morre enquanto permaçe vivo no nosso coração, quantos estão vivos e para nós estão mortos.O que importa é o que se é não o que se foi. Que Deus sabedor de todas as coisas conforte-nos nesses momentos.
Postar um comentário