quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Racismo, Aqui Não! - Jonayre Gomes

Jonayre Gomes, 25 anos, publicitária formada pela UNIFACS, uma das fundadoras do Instituto Maria Preta , mulher e negra. Nascida em 16 de Outubro de 1984, nascida e criada até hoje no subúrbio de Salvador.

“ Minha mente sempre foi aberta sobre a questão racial, minha família teve papel importante na minha conscientização, o que me ajudou a não sentir vergonha da minha pele, da minha história, elevando minha auto – estima e construindo uma personalidade forte sobre a minha identidade para que eu pudesse conquistar o meu espaço.

Ao longo desses anos, presenciei por diversas vezes, esse racismo velado que nos assola, por meio de palavras, de gestos, ao fazer parte da minoria na faculdade, no espaço de trabalho, em um bar mais sofisticado. Mesmo assim nunca me curvei, sempre quis mostrar que estava ali, que tinham que me respeitar.

Participei de algumas atividades realizadas por grandes entidades negras de Salvador, o que me ajudou ainda mais no entendimento sobre a minha identidade, mas não faço parte de nenhuma vertente do movimento do Movimento Negro.

Estamos na semana da consciência negra, mas temos que tê-la o ano inteiro, a cada dia, manter nossa memória viva, pelos que resistiram, e pelos que estão hoje lutam, um ótimo exemplo é essa campanha “Racismo aqui não” fruto da iniciativa consciente que busca provocar uma reflexão individual e principalmente alertar a sociedade do quanto o racismo é uma atitude ignorante.

Sucesso para tod@s nós.”

Obrigado Jonayre!

2 comentários:

Nessa Lopes disse...

Jó,

Você está linda ou melhor vc é lida demais, amei a sua postagem !!! Como dizia o nosso importal Bob Marley "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre haverá guerra".

Beijo Grande

Anônimo disse...

Preconceito ou racismo VELADO, realmente é o pior câncer que pode existir na sociedade!

Cora

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta