quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Importancia de uma boa Marca - Matéria extraída do Site Globo em fevereiro de 2010 - A Marca do OLODUM, criada pelo publicitário baiano JOÃO SILVA da Maria Comunicação que esta comemorando seus 15 anos hoje!


Cores do bloco afro estampam produtos que são moda entre foliões.
Músicos se apresentam nesta sexta-feira (12), às 22h.
DOLORES OROSCODo G1, em Salvador
Adriana: vendas em alta com a marca Olodum. (Foto: Dolores Orosco/G1).
Camisetas, brincos, saídas de praia, instrumentos musicais e até abridores de lata vendidos no Pelourinho foram tingidos de vermelho, verde, amarelo e preto – as cores do Olodum. O símbolo do bloco afro que desenvolve trabalho social e artístico em Salvador há 30 anos é onipresente neste carnaval.

A “Olodum mania” não é uma iniciativa da instituição, como explica a comerciante Adriana Conceição Ferrão, uma das sócias da loja Flor do Pelô. “Não é uma marca licenciada e os fundadores do bloco não cobrem nenhum tipo de taxa da gente para reproduzir o logo nas peças”, diz ela, que vende brincos (R$10), bonequinhos (R$ 20) e imãs de geladeira (R$ 5) estampados com o símbolo.

Edu Freire
Camiseta, abridor de lata, pingente e canga com a marca Olodum. (Foto: Eduardo Freire/G1)


“Sendo uma organização que trabalha para o bem-estar da nossa comunidade, eles entendem que o comércio baseado na história deles também contribui para a comunidade”, completa a comerciante.

Segundo Jorge Ricardo Silva Rodrigues, o diretor executivo do Olodum, o sucesso da marca do bloco afro no comércio também tem outros motivos. “Os tambores do Olodum são conhecidos mundialmente. Somos um grupo de percussão que simbolizamos a superação das dificuldades por meio da arte”, analisa Rodrigues. “Acho que o turista que compra uma camisa ou usa um acessório com o nosso símbolo se sente fazendo parte da nossa história, o que é massa pra gente”.

Edgar de Souza
Percussionistas do Olodum: fama mundial e videoclipe com Michael Jackson. (Foto: Edgar de Souza/G1)


Quem confirma tal tese é a estudante goiana Luisa Brito de Menezes, de 19 anos. “Fui ao ensaio do Olodum essa semana e saí tão empolgada que entrei na primeira loja e comprei uma canga e um biquíni com o símbolo dos caras”, conta a moça, que diz ter gastado R$ 150 nas compra. “Além de mandarem muito bem quando tocam, os meninos da banda são bem bonitos...”.



O sucesso da “Olodum mania” neste carnaval também tem gosto de saudosismo. Em outubro passado morreu aos 54 anos um dos fundadores da organização, Antonio Luís Alves de Souza, mais conhecido como Neguinho do Samba.

“Nosso desfile esse ano também será uma homenagem à ele, que foi um astro, um dos criadores do samba-reggae”, diz Rodrigues.

O Olodum coloca seu bloco na rua pela primeira vez nesse carnaval nesta sexta (12), às 22h.

Enciada por Felipe

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta