domingo, 3 de outubro de 2010

Amálgama moda + Cultura (Heloisa Tolipan)




Foto: Divulgação
Moda é CULTURA. E a Bahia de Todos os Santos sabe disso. Para começar, está rolando no Hotel Stella Maris, desde o início da semana, em Salvador, o 1º Seminário de CULTURA da Moda, organizado pelo MINISTÉRIO DA CULTURA, com 150 representantes da cadeia produtiva do setor com objetivo de traçar diretrizes para um Plano Cultural para a moda brasileira, além da eleição de um colegiado que será responsável pelas votações e implementações das metas. É a prova de que para o MinC, a moda será vista pelo Estado como uma linguagem artística, assim como a música, o TEATRO e o CINEMA.


Além disso, desde o dia 15, um movimento invadiu Salvador: o Movimento de Moda Iguatemi, organizado pelo Shopping Iguatemi, com curadoria de Paulo Bor ges. É a evolução da tradicional Semana de Moda Iguatemi, que, este ano, se reinventou e se transformou em algo além do que se vê. "Moda é a vida de um shopping. E por moda entendemos muito mais do que o vestuário", disse Ewerton Viscon, diretor da Aliansce, empresa administradora do Shopping Iguatemi de Salvador. A reinvenção dita se deu por conta dos 15 dias nos quais o shopping respirou pensamento de moda, com palestras, talk shows e encontros do público com profissionais que fazem a roda da moda brasileira girar. O jornalista e pesquisador Alcino Leite Neto, por exemplo, foi entrevistado por uma plateia ávida e os estilistas Ronaldo Fraga e Lino Villaventura trocaram impressões sobre a história da moda em praça pública, sob os olhos atentos dos soteropolitanos. Além disso, pelos corredores do shopping, exposições fotográficas interagem com os consumidores, criando uma aproximação do público ao high fashion.

Foto: Divulgação

Mas como não há moda sem desfile, a passarela será a estrela dos quatro últimos dias do Movimento de Moda Iguatemi. Mas não uma passarela qualquer. Dentro do conceito Moda + CULTURA, Paulo Borges e sua trupe levaram os desfiles de nove marcas nacionais para dentro de uma livraria, com modelos passeando e exibindo as coleções entre os lançamentos e clássicos da literatura. "Já que o shopping está passando por um processo de revitalização e ampliação das vagas de estacionamento, não queríamos montar novas estruturas. Queríamos aproveitar o que já tínhamos. Paulo sugeriu o espaço da Saraiva Megastore e topamos a ousadia", comentou Helio Tourinho, gerente de Marketing do Iguatemi. Gustavo Sérvio, responsável por montar toda a estrutura ao lado de Paulo Borges, contou sobre a adaptação do local ao desfile. "Quisemos interferir o mínimo possível. A luz só foi alterada na altura do pit dos fotógrafos e o sistema de som ampliado. Colocamos banquinhos de papelão reciclado para uma grande primeira fila e só. A loja está aberta e continua funcionando. A ideia é inserir o público no mundo da moda", disse Gustavo. É com esse pensamento, aliás, que Paulo criou o Plano Anual de Moda do Iguatemi. "Os eventos de inserção e democratização da moda devem acontecer sempre. Teremos pequenos happenings relacionados ao tema durante todo o ano no shopping", disse Paulo.

Jonatas Faro
Foto: Divulgação

Atração do primeiro dia de desfiles, na Triton estava seu garoto propaganda da vez, Jonatas Faro. Tubi Schiavetti, diretora de marketing do grupo Forum-Triton, aliás, contou que a parceria deu tão certo que Jonatas será a estrela da próxima campanha também. Não com Paris Hilton, mas com uma outra estrela gringa que Tubi não quis contar o nome nem sob ameaça de morte. Voltando ao Jonatas... O ator,que está em cartaz com o musical Hairspray, de Miguel Falabella, em São Paulo, acabou de voltar de uma temporada de um mês e meio em Nova York, onde estudou canto e interpretação para musicais. "Desde criança assistia a todos os musicais doCINEMA. Meu avô era um grande fã e eu acabei virando também. Nessa temporada nos EUA, por exemplo, eu assisti a 20 espetáculos. Só faltam quatro para que eu veja todos os que estão em cartaz. Alguns, como Jersey Boyse American Idiot, vi mais de uma vez", contou Jonatas que estará na próxima novela de Gilberto Braga, Insensato coração. Em Nova York, aliás, ele fotografou, de novo, com o top Terry Richardson, dessa vez, ao lado da namorada Danielle Winits. "Ele é muito amigo do Marcelo Sebá, que é meu agente, além de ser um cara muito gente fina. Fotografar com ele é sempre uma diversão, pois Terry nos permite criar sem deixar de sermos nós mesmos", comentou o gato.


Fonte - JORNAL DO BRASIL - RJ | CADERNO B -  30/09/2010


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