quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Os Ministros da Cultura e a Cultura.

O Produção Cultural no Brasil publicará em seu site [www.producaocultural.org.br] entrevistas inéditas em vídeo concedidas ao projeto pelos ex-ministros da cultura Francisco Weffort (Era FHC) e Gilberto Gil, e pelo atual, Juca Ferreira.


É a primeira vez que os três aparecem juntos em um mesmo projeto.

Os vídeos serão disponibilizados um por dia, e o primeiro a ir ao ar é o do ex-ministro Weffort. Quinta (04), Gilberto Gil fala de um novo contexto e da influência das novas tecnologias e na, sexta-feira (05), o atual ministro da Cultura, Juca Ferreira fecha a trilogia com balanços e perspectivas sobre o setor no Brasil.
Trechos da entrevista de cada um: 

"Nenhum de nós é capaz de contestar que há uma continuidade de política cultural brasileira, ruim que seja, desde Mário de Andrade para cá." Francisco Weffort

“As novas tecnologias, com a diminuição do tamanho, a portabilidade, a acessibilidade, a possibilidade de multiplicação de pessoas fazendo coisas, filmando, gravando, transmitindo, editando isto e aquilo - é, ficou difícil, este mundo saiu das mãos dos especialistas, dos artistas, dos jornalistas, dos autores propriamente”, Gilberto Gil.

"A cultura sempre foi vista como algo como o perfume que emana de uma sociedade, como algo que fosse baseado apenas na inspiração e na capacidade criativa, sem ver toda a complexidade necessária não só para produzir, como para veicular e para disponibilizar o acesso, para estruturar uma economia forte. (...) Nós estamos vivendo um momento de refundação de toda a sensibilidade, de compreensão a respeito da cultura", Juca Ferreira

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta