BOA VISTA - A Universidade Federal de Roraima (UFRR) recebe nesta sexta-feira (12) o presidente da FUNDAÇÃO PALMARES, ZULU ARAÚJO, para ministrar a palestra Políticas de Ações Afirmativas: O papel das universidades no desenvolvimento da população e CULTURA afro-brasileiras. O evento será realizado a partir das 18h, no Parlatório do campus Paricarana.
A palestra marca a abertura oficial da Semana da Consciência Negra na UFRR, que contará com uma série de atividades alusivas ao 20 de novembro, data que marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos PALMARES. O 20 de novembro foi escolhido como Dia da Consciência Negra pela lei nº 10.639/03, como um momento de reflexão sobre a importância daCULTURA e do povo africano na formação da CULTURA brasileira.
FUNDAÇÃO PALMARES
A FUNDAÇÃO PALMARES é uma instituição vinculada ao MINISTÉRIO DA CULTURA, criada em 1988 e que tem como missão combater o racismo, promover a igualdade racial, preservar a CULTURA negra e valorizar as manifestações afro-brasileiras. A PALMARES funciona em Brasília e tem representações nos estados da Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Alagoas.
O presidente da FUNDAÇÃO PALMARES, ZULU ARAÚJO, é natural de Salvador (BA), arquiteto e produtor cultural. Em 1981 tornou-se militante do movimento negro do BRASIL. Foi diretor do Grupo Cultural Olodum durante 10 anos e viu nascer o Bando de TEATRO Olodum, que trabalha com a questão do racismo. Ele também é representante da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Confira a PROGRAMAção da Semana da Consciência Negra na UFRR
Dia 12/11 - Palestra de abertura com o tema Políticas de Ações Afirmativas: O papel das universidades no desenvolvimento da população e CULTURA afro-brasileiras, com ZULU ARAÚJO, presidente da FUNDAÇÃO PALMARES. No Parlatório da UFRR, às 18h, campus Paricarana.
Dias 15/11 a 20/11 - 2º Encontro de CAPOEIRA, com mestres de Viçosa (MG) e grupos de CAPOEIRA de Boa Vista. Haverá oficinas e palestras. No Malocão da UFRR, campus Paricarana.
Dias 22 a 30/11 - Exposição Entre o Aiyé e o Òrun: Retratos de um Candomblé Jeje-Nagô em Roraima, da jornalista Cristina Oliveira, no hall do prédio da Reitoria, campus Paricarana.
Dia 23/11 - Apresentação cultural com o grupo Ilê Aiyê, da Bahia, na área externa da Reitoria, campus Paricarana.
Dia 24/11 - Oficinas de Percussão e Dança com o grupo Ilê Aiyê, da Bahia, no horário da manhã (local a confirmar).
Dias 24 a 26/11 - Mostra de Filmes com temática voltada para a CULTURA negra, promovida pelo Núcleo de Pesquisas Semióticas da Amazônia (NUPS), com apoio da CoordCom/UFRR, a partir das 18h, na Sala 151 (Bloco I).
Dia 26/11 - Entrega da premiação do Prêmio Foca, concurso de fotos e textos jornalísticos com o tema O Negro e a Mídia, promovido pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS), às 20h30min, no Auditório do CCLA (Bloco I).
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Presidente da Fundação Palmares faz palestra na UFRR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
AS MAIS ACESSADAS
-
Cu também é cultura, de acordo com uma Galeria de Arte de Paris. Confira abaixo:
-
Já sonhou em posar nua? Sei lá acho que uma ‘boa’ parte das mulheres já ao menos pensaram nessa possibilidade, eu assumo que já pensei,...
-
A cozinha dos negros se formou no Nordeste brasileiro mas que teve origem no Recôncavo Baiano. E nessa região - do mar às porta...
-
A Christie de Londres leiloou "Le Coq" (1940), o espanhol Joan Miró (1893-1983) para 9.780.000 €, o preço mais alto já pago por...
-
A porteirinha Mário Quintana Sete anos já fizeste Quando fui te visitar Fiquei encantado a olhar - com o ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário