Os grupos de reisados ajudam na preservação da tradição religiosa e cultural em vários bairros da Cidade
Tradições religiosa e cultural mantidas. Fortaleza já vive o clima da comemoração de Reis, um festejo deste período, quando alguns grupos encenam o nascimento de Jesus e a visita dos três reis magos. Os vários grupos de reisado realizam cortejo pelas ruas de bairros da Cidade.
O reisado é uma dança popular religiosa que festeja a véspera do Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro. Pode ser dançado em qualquer época do ano, mas a tradição é no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro.
Os grupos que fazem esse ritual costumam sair de porta em porta anunciando a chegada do Messias e cumprimentando os donos das casas por onde passam cantando músicas características.
Apresentação
Cores, ritmo e muita alegria é o que prometem os brincantes do Cordão do Caroá, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), que se apresentam dia 6 de janeiro, às 18 horas, nos jardins da reitoria, na tradicional Festa de Reis. Este ano, a festa contará com a participação do Reisado Sesc Nossa Senhora da Saúde, Boi Ceará (do Mestre Zé Pio), Brincantes do Mercado Velho, e de dois convidados de Juazeiro do Norte: Reisado São Miguel, do Mestre Valdir, e Reisado do Mestre Cicinho.
Decano
Com dez anos de atividades pautadas na preservação da cultura popular, o Cordão do Caroá tem em sua composição seis estudantes de graduação(Educação Musical, Pedagogia e Sociologia). Elementos da contemporaneidade vêm juntar-se às manifestações culturais, enriquecendo as apresentações.
Para o mestre dos brincantes do Cordão do Caroá, Paulo Henrique Leitão, o Reisado rememora a cearensidade, além de promover a socialização, resgatando a cultura popular.
"O Cordão ajudou a construir uma nova linguagem de difusão artística das culturas de tradição oral no Estado", disse Paulo Henrique Leitão. "Foi através da inserção do Cordão na cultura popular que resolvi aprofundar-me nos estudos do tema e escrever a minha dissertação de mestrado", concluiu. O Cordão do Caroá iniciou sua programação natalina no último dia 24, com um cortejo intitulado "O reisado seguindo a estrela". A concentração aconteceu ao lado da Reitoria da UFC. Depois, o grupo percorreu as principais ruas do Benfica. No dia 26 de dezembro, deu continuidade à programação com a atividade "O Reisado anuncia o nascimento do menino Deus". Neste dia 6, o grupo vai encerrar o ciclo de apresentações.
Fonte: Diário do Nordeste
domingo, 2 de janeiro de 2011
Reisados destacam religiosidade e cultura em Fortaleza
Por
mariapreta
às
22:26
Marcadores:
Comemoração,
cultura,
Fortaleza,
Instituto Maria Preta,
Reis,
Reisados


Assinar:
Postar comentários (Atom)
AS MAIS ACESSADAS
-
Já sonhou em posar nua? Sei lá acho que uma ‘boa’ parte das mulheres já ao menos pensaram nessa possibilidade, eu assumo que já pensei,...
-
Cu também é cultura, de acordo com uma Galeria de Arte de Paris. Confira abaixo:
-
A cozinha dos negros se formou no Nordeste brasileiro mas que teve origem no Recôncavo Baiano. E nessa região - do mar às porta...
-
Enquanto o Brasil enfrenta uma interminável crise econômica e de produtividade, a deputada Moema Gramacho (PT-BA) utiliza funcionários...
-
Pot-Pourri de Nené Tava na beira do rio, esperando meu amado pra sambar (2 vezes) Mas eu sambei com ele sem saber o nome dele...
Nenhum comentário:
Postar um comentário