A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e do Teatro Castro Alves (TCA), firmou convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), antigo Cefet, para a realização do Curso de Tecnologias em Arte Dramática. Iniciadas quarta-feira (12), as inscrições [...]
para o processo seletivo continuam até o dia 23 deste mês pelo site do Ifba. São oferecidas 96 vagas para habilitações em cenário, figurino, luz, maquiagem e som. Destas, dez vagas destinam-se a servidores da Funceb.
As aulas estão previstas para serem iniciadas em março, estendendo-se até setembro de 2011. O curso acontecerá no campus de Salvador do Ifba, com aulas práticas e estágio supervisionado nos equipamentos culturais da Funceb.
Esta iniciativa, que partiu do Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (Sated), parceiro do projeto, objetiva aprofundar os conhecimentos dos participantes, levando ao aperfeiçoamento profissional, prepará-los para o trabalho e para a cidadania, desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico, além de promover a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos aplicados aos espetáculos de diversão.
O diretor do TCA, Moacyr Gramacho, vê este curso como um passo fundamental no processo de implementação do Centro de Referência em Engenharia de Espetáculos, legitimando o empenho em geração de conteúdo e conhecimento que vem acontecendo nos últimos anos.
Formação e Qualificação
“Este convênio alia formação e qualificação, e promove o conhecimento para a mão-de-obra, o que garante mais profissionais de qualidade. Mais uma contribuição importante deste curso é a formalização, nos moldes de um Instituto Federal, de um conhecimento tradicionalmente disperso e transmitido informalmente”, diz.
Segundo o professor Heitor Guerra, relator do projeto e coordenador do curso, a iniciativa irá suprir uma demanda por profissionais técnicos mais qualificados no estado e no país. Ator e educador, ele percebe a necessidade de mais trabalhadores e a possibilidade de melhoria quantitativa e qualitativa nas produções locais.
O diretor do campus de Salvador do Ifba, professor Albertino Nascimento, afirma que “para um instituto marcadamente de tecnologia lidar com a área das artes é muito especial porque desmitifica a ideia de falta de envolvimento com a expressão artística. Ficamos felizes em cumprir a função social da instituição desta maneira”.
Mais informações sobre o edital estão disponíveis no site do Ifba. Quanto aos documentos comprobatórios exigidos pelo edital deve ser consultado o site do Sated.
Fonte: Agecom
domingo, 16 de janeiro de 2011
Secult e Ifba oferecem Curso de Tecnologias em Arte Dramática
Por
mariapreta
às
11:56
Marcadores:
Artes Dramáticas,
Bahia,
cultura,
Curso,
Instituto Maria Preta,
Salvador
Assinar:
Postar comentários (Atom)
AS MAIS ACESSADAS
-
Já sonhou em posar nua? Sei lá acho que uma ‘boa’ parte das mulheres já ao menos pensaram nessa possibilidade, eu assumo que já pensei,...
-
Cu também é cultura, de acordo com uma Galeria de Arte de Paris. Confira abaixo:
-
A cozinha dos negros se formou no Nordeste brasileiro mas que teve origem no Recôncavo Baiano. E nessa região - do mar às porta...
-
A Christie de Londres leiloou "Le Coq" (1940), o espanhol Joan Miró (1893-1983) para 9.780.000 €, o preço mais alto já pago por...
Nenhum comentário:
Postar um comentário