quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Diretoria do Sebrae-BA reúne parlamentares em Brasília

A diretoria do Sebrae-BA reuniu-se no Mercado Municipai em Brasília a bancada federal (deputados e senadores) para tratar de projetos das micro e pequenas empresas baianas no Congresso Nacional.

Luiz Henrique Mendonça Barreto - Diretor de Suporte Sebrae-BA, Lauro Alberto Chaves Ramos – Diretor de Operações

, Dep. Emiliano José, Edival Passos - Diretor Superintendente, Adeum Sauer (Ex. Secretário de Educação) e o Deputado Geraldo Simões.  








Texto de Edival Passos:
Micro e Pequenas Empresas e Pequenos Negócios no Brasil de hoje não são mais sinônimo de coitadinhos ou de coisa de pequena importância. Elas(es) são mais de 99% das Unidades de Negócios no Brasil e empregam aproximadamente 60% da Mão-de-obra com Carteira assinada. Em 2009, ano da crise internacional, foram elas quem melhor contribuiu para a superação da crise.

No Comércio eles realizam em grande escala o que as médias e grandes empresas produzem; nos serviços e na indústria eles são os próprios produtores e na agricultura eles produzem mais de 60% dos alimentos que são consumidos pelas famílias brasileiras.

O Sebrae tem como Missão “Promover a Competitividade e o Desenvolvimento Sustentável das Micro e Pequenas Empresas e Fomentar o Empreendedorismo”. Uma Missão bastante desafiante, complexa e generosa.

Na Bahia temos abraçado esta Missão com muita convicção e disposição, porque entendemos que uma Economia de vertente desenvolvimentista e distributivista só se realiza no mundo atual se nela estiver políticas públicas e papel destacado para a Economia dos Pequenos Negócios.

Em 2010 realizamos projetos e metas interessantes e importantes para o nosso Estado, a exemplo de:


- Melhoramos o ambiente legal para os Pequenos Negócios na Bahia, ao conseguirmos aprovar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em 224 Municípios baianos. A meta definida para o Sebrae Bahia era para 127 Municípios. Assim atingimos a meta em 176 %;

- Formalizamos 77.007 Empreendedores Individuais, possibilitando que estes Pequenos Negócios saíssem da informalidade e se incluíssem no Sistema de Previdência Social e pudessem ter acesso a crédito barato nos Bancos Oficiais enquanto Pessoa Jurídica e assistência e consultoria de natureza empreendedora por parte do Sebrae. A Meta definida para o Sebrae Bahia era de 73.000. Assim, atingimos a meta em 106%;

- Apoiamos os Pequenos Negócios Rurais nos segmentos da fruticultura, mandiocultura, piscicultura, apicultura, derivados de cana, etc.;

- Apoiamos as Pequenas Empresas nos segmentos da Indústria Automotiva, de Plástico, Cerâmica, Construção Civil, etc.;

- Apoiamos a Economia da Cultura na área do Artezanato, Música e Moda;

- Apoiamos a Economia do Turismo com importantes Programas de Capacitação em Gestão Empreendedora para os Empresários dos diversos elos da cadeia;

- Apoiamos o Comércio Varejista dos Pequenos Negócios com Consultorias diversas e Projetos específicos de Shoping a Ceu Aberto e Qualificação de Feiras Municipais.

Nosso desejo em 2011é fazer com que o Sebrae Bahia possa realizar muito mais do que fez em 2010. Sabemos que sozinho não realizaremos este desafio.

Realizá-lo depende d’agente e de outros parceiros. Daí a nossa iniciativa de realizar um diálogo novo com os nossos Parlamentares Federais, porque entendemos que nossa Missão e nossos propósitos têm tudo a ver com vossos desafios: Contribuir para uma Bahia cada vez mais Desenvolvida, Includente e Sustentável.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta