sábado, 19 de fevereiro de 2011

UFRB - 5 Anos de muita história


“O fim duma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre” José Saramago [...]


Cada aniversário, além de uma comemoração, é um momento que nos convida a refletir, observar a caminhada, e olhar para o futuro. A UFRB completa 5 anos, um tempo que parece correr ligeiro, e começa a emoldurar essa história, revelando sua grandiosidade.

O momento ainda é novo, mas tudo começou muito antes. O projeto de uma universidade no recôncavo remonta aos tempos do império, quando a Câmara de Vereadores de Santo Amaro, em 1822, já pleiteava uma instituição de ensino superior. Do Imperial Instituto de Agronomia da UFBA, finalmente chegamos à primeira universidade federal do interior da Bahia.

Um percurso que contou com a participação de muitos. Temos muito orgulho dos nossos servidores, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes: os que foram pilares da Escola de Agronomia e iniciaram a UFRB, bem como aqueles que foram chegando depois e enriquecem cada vez mais a nossa instituição. A UFRB é resultado de uma mobilização de todo o recôncavo, dos mais diversos setores da comunidade. E é por isso que, em toda ocasião em que se celebre essa história, compartilhamos o nosso orgulho com muita gente. Pessoas de todas as cidades do recôncavo que caminharam juntas nessa jornada, olharam para o horizonte, abraçaram esse desejo, acreditaram em uma causa, e construíram algo verdadeiro e forte para o futuro. Cada cidadão e cidadã que moveu esse sonho pode e deve sentir-se autor dessa realização chamada UFRB.

Uma universidade que nasceu depois de muito tempo de exclusão. Esta região, com toda sua importância para o país, passou muito tempo sem investimentos relevantes e condizentes com sua dimensão cultural e histórica.

A UFRB surge, portanto, com a marca do resgate histórico. Acreditamos que podemos apontar um novo começo para o recôncavo, através da arte, da ciência e do conhecimento. Através dessa invenção humana tão audaciosa a que chamamos de Universidade. Justamente nessa região tão rica em pluralidade e diversidade, tão repleta de linguagens e sabedoria, tão forte em suas resistências e misturas, temos a ambição de transformar esse lugar em um grande espaço de vivências e aprendizagem. Nosso desafio, depois de conquistar a Universidade Federal do Recôncavo é transformar o recôncavo em uma Universidade.

A consolidação de uma Universidade é tarefa para muitas gerações. Uma bela história nos trouxe até aqui, e sabemos que uma longa jornada ainda temos pela frente. Somos seres humanos formados e modificados pelo conhecimento, os responsáveis permanentes pela vida e pela construção de uma sociedade mais justa e melhor.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta