![]() |
Foto da Autoridades Austríacas e Brasileiras Presentes em reunião realizada no Restaurante Kursallon em Viena. |
Aconteceu nos dias 8 e 9 de julho de 2011 em Viena, Áustria, o Evento “Áustria Brasil em Movimento 2011” que estabeleceu de forma bastante positiva, a posição do Ponto de Cultura Internacional ABRASA, reconhecido pelo Ministério da Cultura do Brasil e da Áustria, como agente de articulação entre: Brasil-Áustria, e a cidade de Viena com os Estados de Santa Catarina e da Bahia, diante das autoridades austríacas e brasileiras presentes no evento. O tema do Evento Áustria Brasil em Movimento 2011, foi o CARNAVIENA 2012, compreendido como plataforma de integração econômica, política e cultural, envolvendo os migrantes brasileiros na Áustria. O Evento foi amplamente coberto pelos meios de comunicação locais: rádio e televisão.
Dentre os participantes, estiveram presentes a seguintes autoridades: a deputada Anika Matzka Dojder membro do Parlamento de Viena; a Embaixatriz do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Ester Sanches Naek representantes dos Brasileiros no Exterior; o professor pós-doutor Harrysson Luiz da Silva da Universidade Federal de Santa Catarina, e do Instituto de Geração de Tecnologias do Conhecimento - Brasil; Queila Rosa Panstingl Presidente da Associação ABRASA Ponto de Cultura Internacional do Brasil Áustria; Edson Bush Machado Diretor de Articulação Internacional do Governo do Estado de Santa Catarina, Hans Nagl Consultor de projetos Internacionais da Agência Austríaca – ABA; Professor Dr. Uwe Christian Plachetka da Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida do Instituto de Pesquisa do Risco; Professora Mag. Delvina Marta de França-Pujlic pesquisadora de gênero da Universidade de Viena; Sr. Jander Neves do Ponto de Cultura do Ministério da Cultura do Brasil, Grupo Cultural da Bahia BANKOMA; Sra. Dirlei Barbieri Rofner Secretaria Municipal de Turismo de Treze Tílias, Estado de Santa Catarina Brasil; Zeljko Puljic Diretor de Tecnologia da Informação da Empresa Montenasoft com sede em Viena; Professor Florian Schirg do Departamento de Inovação e Gestão Estratégica da WU- Wien University; Peter Haider Presidente da Federação Universal da Paz com sede em Viena; Hermam Kroiher consultor em Turismo; Sandeep Kumar Diretor Comercial da Empresa Pani Projection & Lightning com sede em Viena; a Profa. Dra. Emilia Silva da Universidade do Estado da Bahia – UNEB; o Deputado Austríaco Baxant Peko membro do Parlamento de Viena e Conselho da Cidade de Viena; Franziska Healy und Mustafá-Yenici chefes do gabinete da integração do Partido Socialista - SPO. Após a reunião houve uma sessão de fotos, com todas as autoridades presentes.
No dia 8 de julho à noite, a partir das 19 horas foi realizado um vernissage na Galeria de Artes “Travel Gallery” da produtora Elidia Kreutzer no Wiedner Haupstrasse, Viena Áustria, com as obras da Artista Plástica Catarinense Solange Ribeiro, convidada para pintar o tema e o conceito idealizado pela ABRASA relativo à história da Princesa Leopoldina. A relação entre Brasil e Áustria vem sendo desenvolvida como marca registrada pela ABRASA desde a sua fundação em 2004; a referida artista criou a partir do conceito desenvolvido pela ABRASA pinturas com mulheres, criando trabalhos específicos que retratam numa perspectiva moderna a Princesa Leopoldina em suas respectivas áreas de atuação, homenageando mulheres atuais, dentres elas: a vereadora Olivia Santana e Senadora Lídice da Mata.
No dia 9 de julho pela manhã foi realizado um café da manhã no Restaurante Kursallon em Viena, Áustria, local tradicional de Viena, onde o compositor Joseph Strauss fazia suas apresentações. Nessa ocasião, foi entregue pela Secretária de Turismo de Treze Tílias Dirlei Barbieri Rofner, esculturas em tília com motivos de Edelweiss para a Deputada Anica Matzka-Dojder de escultores de Treze Tílias. Também foi entregue a referida Deputada uma carta de comprometimento da Prefeitura de Águas Mornas, Estado de Santa Catarina, Brasil, que está cedendo um espaço para o Instituto IGETECON/ABRASA para implantação: da Casa de Viena – Áustria no Brasil e da Casa do Brasil na Áustria, através de projetos de responsabilidade social com empresas brasileiras.
No dia 09/07/2011 à tarde, o governo da Áustria ofereceu uma visita técnica à usina hidroelétrica de Viena. Ao final das atividades do Evento Áustria Brasil em Movimento iniciou-se o desenvolvimento das diretrizes definidas pelos grupos de trabalho, que serão objeto de projetos e planos de negócios específicos para serem aplicados no Brasil (Santa Catarina, Bahia, Águas Mornas, Treze Tílias), quanto na Áustria.
Da mesma forma, foi lançado oficialmente, o projeto do Documentário sobre a Vida e a Obra da Princesa Leopoldina, que vem sendo acompanhado pelo antropólogo Antonio Godi e pelo historiador Ubiratan Castro desde 2009, quando estiveram em Viena, representando o Ministro da Cultura do Brasil. Este documentário tem por objetivos restabelecer a relação histórica entre Brasil e Áustria e principalmente entre Salvador e Viena, tendo como protagonista a Princesa Leopoldina. Este documentário estará sendo patrocinado por instituições e empresas do Brasil e da Áustria. Ficando resgitrado ainda a importancia da parceria celada entre o publicitario Joao Silva, que esteve em viena novembro de 2010, discutindo a marca tanto do carnaviena, e parabenizando ABRASA e Queila Rosa, idealizadora de todo o conceito deste projeto, com esta brilhante forca de promover a Bahia e revelar fatos jamais visto, sobre a independência do Brasil e pricipalmente da Bahia, tendo como fator historico á protagonista Maria Leopoldina.
Para finalizar o evento, a vereadora da cidade de Salvador, Olivia Santana, através da iniciativa da ABRASA, comunicou a aprovação da Lei que estabelece a relação entre a cidade de Salvador e a cidade de Viena, que ainda será objeto de acordo de co-geminação, entre as cidades desses dois países, reforçando ainda mais as relações culturais, comerciais e de integração entre Brasil e Áustria.

Um comentário:
Oi! Irmãs e irmãos valorosos d. I. M. Preta!
Aqui digita A. Godi!
Tecendo rápidas congratulações s. a nota...
Trata-se d. uma importante ação militante d. caráter histórico e antropológico...
Resgatando o papel d. mulher n. constituição d. uma modernidade perversa, colonialista e escravista...
Godi
Postar um comentário