quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sucessora de Mãe Hilda toma posse no Curuzu



O terreiro Ilê Axé Jitolú, no Curuzu, abrirá novamente suas portas, quase dois anos depois do falecimento de sua yalorixá, Mãe Hilda. A reabertura acontecerá neste domingo, dia 7 de agosto, a partir das 20 horas, com a cerimônia de posse da nova yalorixá, Hildelice Benta, filha de Mãe Hilda. A festa será em louvor a Oxalá, orixá de Mãe Hildelice, e por isso mesmo todos devem estar vestidos de branco. Aberta ao público, a cerimônia só não poderá ser fotografada ou filmada.

Mae Hildelice Benta foi escolhida desde o ano passado como a primeira sucessora de Mãe Hilda – que fundou o terreiro em 1952 e ocupou o cargo até a morte - e já no último Carnaval esteve à frente da festividades religiosas que marcam a saída do bloco afro Ilê Aiyê no Curuzu. A posse oficial no cargo, contudo, só irá acontecer agora, cumprindo o calendário próprio do terreiro em situação de sucessão.

Assim como Mãe Hilda, Hildelice Benta de Oxalá também assumiu a direção da Escola Mãe Hilda, que o Ilê Aiyê mantém no Curuzu como atividade educacional regular para as crianças do bairro.

Após a cerimônia de posse, três outras festas já constam do calendário do terreiro: a Festa de Olubajé, dia 27 de agosto, a Festa das Yabas, dia 3 de setembro e a Festa do Caboclo, dia 7 de setembro. O Ilê Axé Jitolú fica localizado na Rua do Curuzu, 233, Liberdade, Tel. 3386-2148.

Fonte: Notícia Capital

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta