segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fotos de Alba Vasconcelos retratam a beleza da Pele Negra em exposição dia 14 no Palacete Rodin Bahia

Alba Vasconcelos

Alba Vasconcelos é uma dessas artistas raras que desenha, borda, esculpe, pinta e fotografa , com genialidade. Nascida na Bahia, trabalhou em publicidade e fotojornalismo, e estudou artes plásticas em New York em  San Francisco, Oakland e Kentfield,  na Califórnia, onde morou por 12 anos.



Na próxima sexta-feira, dia 14 às 19h Alba Vasconcelos inaugura exposição no Palacete das Artes Rodin Bahia, explorando o tema “Pele, A Cor de Cor “para expressar a beleza da pele negra, o universo fascinante das luzes, cores e contrastes misturados ao corpo humano. As 21 fotografias que serão apresentadas ao público são de intensa beleza plástica, representando, segundo o artista plástico Murilo Ribeiro, diretor do Palacete das Artes “a sublimação do instante que faz da fotografia a arte do agora e sempre”.Alba tem uma trajetória nas artes que inclui as premiações em 1990 e no ano passado, da Bienal do Recôncavo, e o premio da Bienal FotoBahia, no Museu de Arte Moderna. Ela participou da exposição Contemporary Art of Brasil em San Francisco ( 2000) e da exposição comemorativa do Ano da França no Brasil (2009) na Galeria Canizares, em Salvador, entre outras . Apresentou suas fotografias ainda na Coletiva Artes e Filantropia (2006),na mostra individual “ Retratos” e em 2010, em São Félix, uma exposição individual no Centro Cultural Danneman.

PELE, A COR DE COR
Nessa mostra de Alba no Palacete das Artes Rodin Bahia ela rende um tributo à beleza da pele negra, exposta nas fotos que a artista fez de mulheres, profissionais engajadas na nossa sociedade e todas muito fortes. São jornalistas, estudantes, empresárias e modelos fotografadas para esta exposição,um trabalho que Vauluizo Bezerra, artista plástico, expressou como de “uma delicadeza que percorre de modo exploratório as demarcações próprias do olho feminino”. Sôbre esse olhar feminino, o poeta e professor Ari Coelho escreveu que ”Alba Vasconcelos é uma dessas mulheres que não se contentam com as limitações naturais do próprio olhar e, por isso, necessitam ampliá-lo, expandí-lo, traduzí-lo e publicizá-lo.E é esse olhar feminino – acrescenta- posto que condição irreversível, que compõe e norteia a exposição A Cor de Cor onde, fugindo do convencional, ela procura ressaltar a forma, a textura da pele dos negros, independente de suas origens ou de minhas raízes, e que resulta em imagens que transitam num universo de contrapontos que vão de delicadas sutilezas a uma agressividade quase felinas”. Pedro Archanjo, sociólogo, fotógrafo e mestre em artes visuais destaca no trabalho de Alba “a intransigente luz lateral, aliada à proximidade radical de cortes que produz superfícies texturadas que articulam discursos sensuais “.A exposição fica aberta ao público no auditório do Palacete das Artes Rodin Bahia até o dia 13 de novembro, de terça a domingo das 10h às 18h, com entrada franca.


SERVIÇO

O QUE: Exposição “A Cor de Cor“, da artista e fotógrafa Alba VasconcelosQuando: 
De 14 de outubro a a 13 de novembro de terça a domingo das 10h às 18h
Onde: Palacete das Artes Rodin Bahia, à rua da Graça 284- Graça
Realização: Palacete das Artes Rodin Bahia / Dimus / Ipac / Secult-Ba
ENTRADA FRANCAASS. COMUNICAÇÃO DO PALACETE RODIN BAHIASUSANA SERRAVALLE

Contatos : ( 71) 3117-6997/6983

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta