sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MAKOTA VALDINA ABRE ENCONTRO ÍBERO-AMERICANO AFRO XXI NO Centro de Convenções da Bahia


Makota Valdina durante sua fala na abertura
do Afro XXI .                                   
Foto: Manu Dias
Foi aberto oficialmente na manhã de quinta-feira (17/11), em Salvador, o Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI). O evento no Centro de Convenções contou com a presença do governador Jaques Wagner, de Enrique Iglesias, que comanda a Secretaria Geral Ibero-americana, entidade parceira do governo brasileiro na organização do evento.
Participam também a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e a embaixadora Vera Machado, subsecretária de Assuntos Políticos do Itamaraty, além de uma representante da sociedade civil.
Marca da campanha contra o racismo
criada pelo publicitário especialista em marcas
João Silva - a marca esta presente em posters,
camisas, adesivos a venda na loja virtual da Maria Preta
A solenidade foi aberta pela líder religiosa Makota Valdina que fez a saudação religiosa com os três tambores rum, pi e lê, para abrir os caminhos para o encontro. Em seguida, houve pronunciamento de uma representante da sociedade civil. A cerimônia prossegue com as falas das autoridades e será encerrada com a apresentação de Lazzo, que cantará Oração pela Libertação da África do Sul, canção de Gilberto Gil símbolo da luta contra o racismo.


Após as atividades iniciais, terão início as falas dos três principais organizadores do encontro, Juca Ferreira, embaixador da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib) para o Ano dos Afrodescendentes, Navy Pilay, alta comissária dos direitos humanos da ONU, e por fim a ministra Luiza Bairros.
Antes mesmo da abertura oficial, os debates em torno das formas de combate ao racismo e para a implantação de ações efetivas de reparação para as populações afrodescendentes no Brasil e em países latino-americanos e africanos tiveram espaço com o fórum de entidades da sociedade civil, que aconteceu durante toda a quarta-feira (16), no mesmo local.

Nos dias 17 e 18, acontecem mesas temáticas, reunindo especialistas, pesquisadores e gestores públicos. O resultado desses três dias de debates será apresentado aos chefes de Estado, que se reunirão no sábado (19), no Palácio da Aclamação, com a presença da presidenta Dilma Rousseff, para a elaboração da Carta de Salvador, documento final do evento com diretrizes para políticas públicas das nações envolvidas. Toda a programação do Afro XXI está disponível no site do evento.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta