segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PARANÁ - Festival Afro Brasileiro de Maringá vai ate dia 26 confira a programação


Marca criada pelo publicitário João Silva para o
dia Nacional da Consciência Negra

Começou na terça-feira (15), o III Festival Afro Brasileiro de Maringá. A abertura foi na Praça Zumbi dos Palmares, no Conjunto Santa Felicidade. O evento prossegue até 27 de novembro com uma ampla programação em vários pontos da cidade e abertas a toda população.

Participam da abertura o Grupo Anjos da Guarda com o espetáculo do folclore brasileiro Bumba Meu Boi; danças afro com o Centro Cultural Sucena; Danças Urbanas com o Grupo Almas de Rua e teatro de fantoches Um Conto de Nagô, com o Centro Cultural Jhamayka. No encerramento da solenidade o Centro Cultural Jhamayka promove um desfile de trajes africanos.
O Festival Afro Brasileiro prossegue até o dia 27 de novembro com eventos em vários pontos da cidade. O assessor de Promoção da Igualdade Racial, Ademir Félix de Jesus, convida a população para os eventos do festival. "A programação inclui uma série de atividades, tudo aberto para a comunidade que é a convidada especial do festival", afirma.


No Sesc Maringá, o Centro Cultural Sucena já está com uma exposição de instrumentos Afro Brasileiros, que vai até o dia 30 de novembro. NaRodoviária, de 16 a 30 de novembro a Assessoria da Igualdade Racial, Setran, Jornal Metrópole e o fotógrafo Erácleo Hundzinski promovem a Exposição de Fotogravuras 'A Cor da Pele, do Sangue e do Coração'.
Nos dias 19 e 20 de novembro, no Ginásio de Esportes do Cesumar, será realizado o Campeonato e Workshop de Dança de Rua de Maringá 2011, com apoio da Secretaria de Cultura, Cesumar e Grupo de Street Dance Almas de Rua, No dia 19, sábado, pela manhã, será realizado o credenciamento e a marcação de palco. A partir das 14 horas workshop e às 20 horas competição de Hip Hop solo e duplas.

No dia 20, domingo, as atividades começam de manhã com marcação de palco, workshop das 14 às 18 horas, Batalha de Break Dance – modalidade duplas e competição de Hip Hop – conjunto. Ainda no dia 20, junto com o Centro Cultural Jhamayka, a APIR promove atividades culturais para a comunidade na Praça Zumbi dos Palmares.

A partir das 14 horas se apresentam o teatro de fantoches Um Conto de Nagô e o Grupo de Street Dance Almas de Rua. Às 16 horas será entregue o Troféu Consciência Negra 2011, seguido de desfile de trajes africanos e encerrando com apresentação do Grupo Batuque Novo.

Este ano o Troféu Consciência Negra será entregue à professora Maria da Conceição Silva, voluntária da equipe de atletismo da UEM e técnica da Associação de Atletismo de Maringá, vice-presidente da Federação de Atletismo do Paraná e coordenadora da equipe de arbitragem do interior do Paraná. O nome de Maria da Conceição Silva foi escolhido pelas entidades afro de uma lista de 11 apontados para o Troféu.

No dia 25, em dois horários, às 8h e 14h, na Escola Municipal Midufo Vada, será realizado o Workshop do Bumba Meu Boi e Cultura Popular com Tião Carvalho. O evento, realizado pela APIR em parceria com Secretaria de Educação, SASC, Grupo Anjos da Guarda - Bumba Meu Boi, é destinado a educadores da rede municipal de ensino.

No dia 26 serão três eventos no Ciaca Mandacaru, todos abertos ao público. No período da manhã será repetido o Workshop Bumba Meu Boi e Cultura Popular com o Tião Carvalho, de tarde Encontro Regional de Grupos Bumba Meu Boi e à noite Festa do Bumba Meu Boi com Tião Carvalho. Nos eventos da manhã e de tarde serão abertas 30 vagas em cada horário para os interessados, que podem fazer as inscrições do Ciaca Alvorada. A partir das 20 horas, a Festa do Bumba Meu Boi é aberta a toda comunidade.

Ainda no dia 26, na Praça Raposo Tavares, a partir das 10h30, será realizada Roda e Aulão de Capoeira, com o Centro Cultural Sucena. Nos dias 26 e 27, Campeonato de Skate de Maringá, na Vila Olímpica. No sábado (26), disputam iniciantes e mirins, a partir das 15 horas; domingo (27), 14 horas, final da categoria iniciantes e campeonato amador de melhores manobras. O evento tem apoio do Sesc e Grupo de Skatistas de Maringá.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta