terça-feira, 20 de março de 2012

A gestão do excesso de informação

Geraldinho Vieira (texto) e Claudius (charge) são jornalistas 

Muitos documentos no arquivo? Inbox lotado? Prateleiras abarrotadas de livros? Falta tempo para ler tudo o que você quer?

Segundo o engenheiro e administrador de empresas Huáras Duarte, “uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova York, no início dos anos 2000, revelava que a quantidade de informação existente no mundo dobrava a cada dois anos. Sendo este dado anterior às redes sociais, hoje tenho a sensação que a quantidade de informação disponível no mundo dobra a cada dois meses!”.
Há 15 anos Huáras trabalha com a técnica de Leitura 2.0, também conhecida como o Método de FotoLeitura, que consiste em olhar o problema do ponto de vista da “finalidade da leitura”, e não mais da leitura em si.
É sensível a diferença entre a FotoLeitura e a chamada "Leitura Dinâmica", embora os dois métodos procurem dar uma solução para a situação de excesso de leitura (informação). Mestre em técnicas de aceleramento do aprendizado, Huáras explica:

- A Leitura Dinâmica o leitor deve pensar da seguinte forma: "Já que tenho muito o que ler, então eu tenho que ler mais rapidamente." Para a Leitura 2.0 o foco deve ser outro: "Ler não é a minha necessidade, mas ter um aprendizado e entendimento de uma certa informação. Como ler este material para ter o entendimento que necessito, da forma mais rápida possível, para satisfazer a minha necessidade de informação?”.
Em resumo, na FotoLeitura “o foco deve estar em atingir um objetivo específico e não em ler”, diz Huáras, que vai a Brasília no final deste mês para oferecer um curso para empresários, políticos, jornalistas, acadêmicos. É curso aberto a todos os que não estão dando conta de organizar sua própria gestão da leitura e ainda há vagas.
O método proporciona uma redução do tempo de leitura e aprendizado em até 70% e maior retenção das informações. O curso compreende algumas etapas: saber definir o objetivo de leitura (qual informação desejo ter daquele material e qual a sua finalidade); como ficar concentrado de uma forma relaxada; como entender o propósito do autor e assim definir se o material é ou não de interesse; desenvolvimento da leitura intuitiva, para estimular o lado direito do cérebro, o processamento e a memória não consciente, aumentando os insights e a intuição sobre a informação; como rapidamente achar as partes essenciais para a compreensão e aprendizagem e assim satisfazer o objetivo de leitura; e, o mapa mental, técnica de anotação para ajudar na percepção, organização e retenção da informação.
Para saber mais a respeito do curso de Huáras Duarte sobre o método da FotoLeitura, visite www.om1.com.br ou escreva para contato@om1.com.br. Se preferir ligar, o fone é (11) 2659-3460. Recomendo!

 ________________________________________________________________ 



Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta