Realizada pela Escola de Teatro da UFBA (ETUFBA) e Kalik Produções, a segunda edição da Mostra Universitária Salvador de Teatro (MUST) movimentou a cena artística, de 13 a 18 de março, na capital baiana. Com atividades formativas e apresentações gratuitas de 11 espetáculos produzidos por estudantes, o evento recebeu mais de 1500 espectadores e todas as sessões apresentadas no Teatro Martim Gonçalves, pátio e sala 5 da ETUFBA foram lotadas.
Para Susan Kalik, coordenadora do projeto, “Foi muito bom ver o retorno de espetáculos que antes só haviam se apresentado dentro da programação acadêmica. Como também foi excelente ver pessoas que estudaram na ETUFBA e pisaram, pela primeira vez, no palco do Teatro Martim Gonçalves. A mostra movimentou a escola até mesmo em horário que normalmente não se trabalha, que é o de 22h, e nos dois dias de apresentação tivemos plateia lotada”.
Drama, comédia, crítica social, fantasia, palhaços, infantil. No evento que reuniu cerca de 130 atores, houve espetáculos para vários gostos. Com “Siré Obá - A festa do Rei” (2009), “Protocolo Lunar” (2010), “Meu Nome É Mentira” (2011), “Quase Nada” (2011), “Dois Perdidos Numa Noite Suja” (2010), “Partiste” (2009), “Clown Bar” (2010), “Latumia” (2011), “Longe” (2010), “Benedita” (2011) e “Breve” (2011) o público pôde passear por todo tipo de teatro produzido atualmente na Bahia.
E este ano, somando-se às montagens de Salvador, a mostra contou com grupos da Paraíba, Sergipe e Jequié, o que contribuiu para o grande intercâmbio de experiências. Artistas e espectadores se confundiam, à medida que o elenco de um espetáculo comparecia às demais apresentações para prestigiar o trabalho dos colegas, aprender e se divertir.
Segundo Susan Kalik, o objetivo do evento foi alcançado, já que os atores puderam expor seus trabalhos, interagir com os colegas, ver espetáculos diversos e ser vistos. “É a primeira vez que pudemos ter grupos de fora, então espero que na próxima edição a gente possa trazer outras equipes do Nordeste, depois ampliar mais ainda e trazer grupos do Brasil ou até de fora do país, quem sabe”, completa Susan.
Além das montagens, a mostra proporcionou debates e oficinas sobre temas relacionados às artes cénicas e produção cultural, permitindo a troca de conhecimentos entre atores e demais envolvidos no “fazer teatro”. Oficina de maquiagem teatral, assessoria de comunicação, elaboração de projetos culturais e construção de espetáculo através de processo colaborativo foram alguns dos temas trabalhados nas atividades formativas realizadas no evento.
E para a próxima edição, Susan Kalik espera ampliar o evento. “Vendo a grande adesão do público e as filas que se formavam a cada montagem, fica a vontade de que na próxima vez a gente possa ter mais apresentações, pelos menos duas de cada espetáculo, para que mais pessoas tenham a oportunidade de assistir”, explica.
O projeto MUST teve o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, através da Demanda Espontânea da Secretaria de Cultura do Estado.
Fonte - Comunica Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário