A Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola realizará no dia 04 de setembro de 2012, o Vigésimo Oitavo Sarau - Poemação. O Poemação XXVIII homenageia os poetas Francisco K e L. C. Vinholes, num tributo ao CONCRETISMO. Luiz Carlos Lessa Vinholes conhecido no meio musical por L. C. Vinholes, nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, na década de 30. A trajetória de vida do compositor Vinholes, pioneiro da música aleatória no Brasil, é marcada pela diversidade de atuações no campo profissional, destacando-se como músico de vanguarda, poeta concretista, crítico musical, adido cultural e divulgador da cultura brasileira dentro e fora de nosso país. Autor do "polivroma" ( um belo livro de poesia) MENINA SÓ, L. C. Vinholes levou a poesia concreta para o Japão. Para onde foi em 1957, levado por uma bolsa do governo daquele país. Lá residindo até meados dos anos 60, pôde organizar a Exposição de Poesia Concreta no Museu de Arte Moderna de Tóquio (1960 – a primeira do gênero no exterior) e a I Exposição Internacional de Poesia Concreta (Tóquio, 1964). (Posteriormente, organizará exposições de poesia concreta em Ottawa (1983), Toronto (1985) e Milão (1997).) Francisco K nasceu no Recife (1961) e mora em Brasília desde os 5 anos.
Concluiu licenciatura em Letras e mestrado em Comunicação na Universidade de Brasília, este último com dissertação sobre o filme Limite, de Mário Peixoto. Participou dos eventos intersignos Labirinto Transparente (no grupo Heleura, 1987), Afrofuturismo (várias edições, de 1999 a 2003) e Obranome II (Museu Nacional de Brasília, 2008). Publicou os livros de poesia Aresta / Hagoromo (Thesaurus, 1990), 1001 (Noosfera, 1997), eu versus (7 Letras, 1999), Poesia Aporia (7 Letras, 2002) e Diz (Casa das Musas, 2007). Paulo Kauim nascido em Timbaúba, na zona da mata pernambucana, o poeta Paulo Kauim autor do livro de poema Dêmoro (Thesaurus), chegou a Brasília em 1972. Glauber Vieira Ferreira nasceu em Varginha no Ano de 1973 desde a infância vive em Brasília. Oriundo do blog Bar do Escritor, Glauber participa de blogs e tem participações em antologias impressas no país. Vicente Paulo Siqueira, Paulo Siqueira (como assina seu primeiro livro) é natural de Caratinga, Minas Gerais, e mora, em Sobradinho, Brasília. Formado em Letras. É professor de Português e Literatura na rede pública do GDF. Publicou o livro de poemas O Tao da Coisa (Da Anta Casa Editora, Brasília, 1995), Lâmina (LGE Editora, Brasília, 2004) e ABECEDÁRIO (poesia, 2009). Walter Sarça é um andante. Mesmo em sua casa, em seu quintal está em contato com o mundo, vibrando em sintonia com o mundo. Imaginado possibilidades, e descobrindo cada vez mais o sentido das palavras Ação e Rede! Poesia para mim é xamanismo, é chama ardente, desapego e um infinito amor pela vida, pois "tudo o que vive é Sagrado". Walter Sarça é ator poeta, roteirista e videomaker.
Ao final a plateia mostra o talento em Poesia na Plateia. Sorteio de livros para a plateia. O Poemação é realizado todas as primeiras terças do mês no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília, sob a coordenação dos poetas Jorge Amâncio e Marcos Freitas.
POEMAÇÃO XXVIII
O Concretismo Poetas homenageados Francisco Kaq e Luiz Carlos Vinholes PARTICIPANTES
Francisco Kaq Luis Carlos Vilhomes Paulo Kauim
Gabriel Vieira Ferreira Vicente Paulo Siqueira
Walter Sarça
Francisco Kaq L. C. Vilhomes
LOCAL: Auditório da Biblioteca Nacional (2º Andar)
Data: 04 de setembro de 2011
Horário: das 18h15min ás 19h45min
Entrada
Nenhum comentário:
Postar um comentário