Madona |
A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 1° de setembro a 07 de outubro, a exposição “Sobre Anjos, Santos e Guerreiros”. O projeto reúne 35 obras, entre pinturas e objetos, do artista plástico Marcos de Oliveira, natural da Bahia e radicado em São Paulo há 10 anos. A exposição tem curadoria de Elvira Vernaschi e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
A exibição fica aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 21h, com entrada gratuita.
Segundo a curadora Elvira Vernaschi, a pintura de Marcos de Oliveira "revela uma religiosidade transcendente com imagens carregadas do sentido de sagrado”. Formada sobre tudo por santos e anjos, o panteão do artista é composto também por dragões e bestas feras, “símbolos do poder de deuses e humanos sobre tudo e todos, e sobre o mal, quem sabe na expectativa da salvação”.
Segundo a curadora, “Marcos, um autodidata, foi obrigado a inventar, sozinho, os recursos com que passou a se expressar: o desenho, as formas, a aplicação e a distribuição da tinta, a composição e o espaço, em busca de uma ordem só sua. Outra característica marcante de sua obra são o colorido, que domina toda a composição e os grossos contornos”. “O trabalho de Marcos aguça nosso olhar e nos faz perceber que tudo são perspectivas de um artista universalizante”, conclui Vernaschi.
Marcos de Oliveira |
Nascido em Ibiaporã, distrito de Mundo Novo, interior da Bahia, em 1980, Marcos passou a infância e a adolescência entre o sítio e a cidade. Na biblioteca da escola, tem seu interesse pela arte despertado através da leitura de revistas especializadas. Encanta-se com obras de Tarsila, Di Cavalcanti, Portinari, Aldemir Martins e Arcangelo Ianelli.
Autodidata seu interesse maior é a arte. No início, desenha a carvão, usando as paredes de sua casa, e guache para papéis e cartolina.
Suas primeiras exposições acontecem ainda em Mundo Novo, em 2001 e 2002, quando passa a utilizar telas preparadas por ele mesmo. Nesse mesmo ano é convidado a participar do I Festival de Cultura do Interior da Bahia, realizado em Salvador e onde conhece Waldomiro de Deus, que o incentiva a continuar pintando. Vende suas primeiras obras. Após passar algum tempo em Goiânia, dedicando-se integralmente à pintura, em 2003 transfere-se para São Paulo.
Desde então, tem realizado diversas exposições individuais na cidade, no interior, pelo Brasil e até no exterior. Também foi agraciado com prêmios e menções honrosas. Escreveram sobre sua obra os críticos, Oscar D´Ambrósio, Emanuel von Lauenstein Massarani, Lino Cavallari, Elvira Vernaschi, César Romero e Luiz Ernesto Kawall e os artistas Guilherme de Faria e Nonatto Coelho.
SERVIÇO:
Exposição “Sobre Anjos,
Santos e Guerreiros”, de Marcos de Oliveira
Abertura para convidados e
imprensa: 1° de setembro, às 11h.
Visita guiada com a curadora
Elvira Vernaschi: 1º. de setembro
Visitação: de 1° de setembro a 07 de outubro de 2012.
Horário de visitação: de
terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São
Paulo (Sé) – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP).
Informações, agendamento de
visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas:
(11) 3321-4400 ou pela caixa
postal agendamento.sp@gentearteira.com
Acesso para pessoas com
necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário