Pinturas de cenas do cotidiano, nus e retratos, feitos por Roberto Burle Marx, considerado um dos melhores artistas brasileiros do século XX estão em exposição até novembro no Museu Nacional dos Correios.Com acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a exposição apresenta obras inéditas do artista, feitas desde 1919, quando ele tinha apenas dez anos, até a década de 1940.Os mateiras usados na confecção dos desenhos são diversos, como carvão, grafite, nanquim, crayon, giz de cera, hidrocor e guache.A esposição é dividida em duas salas. Na primeira estarão expostos os retratos e os nus, que são uma constante da coleção. No segundo ambinete ficam os exemplares da série Cenas de bar.
Os desenhos presentes na mostra exibem desde traços abstratos até linhas mais finas sobre cenas cotidianas e retratos. A exposição retrata os primeiros anos do artista no mundo das artes plásticas, que o levaria mais tarde para a arquitetura e o paisagismo, tendo, inclusive, participado do projeto arquitetônico de Brasília.- -
Roberto Burle Marx: A Figura Humana na Obra em Desenho, no Museu Nacional dos Correios (SCS , Qd. 4, bloco A, Ed. Apolo). Até 4 de novembro. De terça a sexta-feira das 10h às 19h e sábados e domingos das 12h às 18h. Entrada franca. Livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário