sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Kofi Anan deixa missão na Síria - Ex-secretário da ONU critica situação no País

Frustrado com a escalada da guerra civil na Síria, o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan renunciou à chefia da missão especial da ONU e da Liga Árabe para mediar o conflito. Annan disse que ficará na chefia da missão até o final de agosto, mas distribuiu críticas à situação política na Síria e à abordagem que a ONU adotou na crise.
Annan também disse que o presidente sírio Bashar Al-Assad, que desde março de 2011 reprime a revolta, precisa deixar o poder. Annan disse que aceitou comandar a missão, “que alguns apelidaram de ‘missão impossível’, porque queria ajudar a comunidade internacional, liderada pelo Conselho de Segurança da ONU, a encontrar uma solução pacífica para a crise.
O objetivo era parar a matança de civis e também os abusos contra os direitos humanos, bem como colocar a Síria no caminho de uma transição política”, afirmou em Genebra. Segundo a ONU, mais de 15 mil pessoas foram mortas na Síria desde que a revolta contra Assad estourou em março do ano passado.
“A severidade do custo humano desse conflito e as ameaças excepcionais colocadas pela crise à paz e segurança internacionais justificavam as tentativas de assegurar uma transição pacífica para um acordo político”, disse Annan.
Mas afirmou que não podia mais prosseguir sem o apoio total do Conselho de Segurança da ONU, que tem 15 membros, dos quais cinco têm poder de veto. Ele disse que o impasse entre os cinco, China e Rússia de um lado, Estados Unidos, Grã-Bretanha e França do outro, impediu um avanço no trabalho para uma solução política da crise.
O diplomata apresentou em março um plano de paz que previa um cessar-fogo entre as tropas de Assad e os insurgentes sírios. O cessar-fogo nunca foi respeitado e o conflito acabou evoluindo para uma guerra civil. “A carnificina continua, em grande parte por causa da intransigência do governo sírio, e também por causa da escalada da campanha militar pela oposição”, disse Annan.
fonte : BAHIA TODO DIA 


Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta