Fotografias das bonecas mais famosas do mundo são usadas para questionar os valores da sociedade.
A artista Patricia Kaufmann resolveu seguir no seu projeto de trabalhar com a imagem da Barbie, mas desta vez com fotografias. A mostra está nos últimos dias, e fica até o próximo sábado (15) exposta no Mônica Filgueiras Galeria de Arte, em São Paulo. Patricia estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, no final dos anos 80, e desde então trabalha como artista.
A mostra intitulada de “Sombra Negra” contém 25 imagens, em que a artista volta a discutir o mito da beleza se apropriando da boneca Barbie para a sua criação artística, assunto que faz parte de suas obras desde 2004. A Barbie já foi desenho, pintura, objeto, instalação e agora se desdobrou na fotografia. Os olhares mais apressados podem confundir as bonecas com mulheres reais, mas com a silhueta inventada pela indústria do brinquedo os seios fartos e uma micro-cintura, que já podem ser identificadas ou projetadas nos corpos de verdade. Trata-se do fato da indústria produzir uma realidade.
“Sombra Negra mostra uma personagem feminina, na pele de uma “boneca”. Barbie é o reflexo de uma geração de mulheres dominadas pelo belo, pela magreza e pela perfeição e que atingem o chamado “ideal” das maneiras mais grotescas possíveis”, explica a artista, que completa ao dizer que a exposição superou suas expectativas, com as pessoas realmente tocadas com as imagens.
Nas imagens Patricia cria fotografias de sombras escuras, onde o corpo da boneca aparece desnudado das roupas e acessórios. O ambiente também é cru, desprovido de detalhes ou cenografias. As fotos carregam em si uma sensação incômoda e perturbadora. Suas imagens delicadas parecem nos lembrar, afinal, que estamos desesperadamente buscando projetar no espelho a imagem idealizada de um ser de plástico.
Segundo Patricia fotografar uma boneca é muito mais fácil do que fotografar gente, ‘ela não reclama e não faz biquinho’, comenta entre risos. As fotos foram todas feitas no corredor do apartamento da artista, ‘só jogando com a luz natural’. A intenção de Patricia é levar a exposição para outras cidades.
Fonte UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário