Uma menina negra, cujo acessório favorito é um estetoscópio rosa tornou-se um símbolo de orgulho e esperança para as mulheres negras na medicina e as filhas que querem inspirar. Ela éUma nova personagem negra da Disney: “Doutora Brinquedos”. Personagem principal de uma série de TV para crianças.
Para Dra. Myiesha Taylor, que assiste "Doutora Brinquedos" com a filha Hana, de quatro anos de idade, no Disney Channel, o desenho envia uma mensagem muito necessária para meninas negras.
Então a médica Myiesha Taylor criou uma colagem, com uma imagem da Doutora Brinquedoscercada por 131 fotos de mulheres negras médicas americanas especializadas em todas as áreas da medicina nos Estados Unidos e além. Também elaborou uma carta de agradecimento a Disney, expressando o entusiasmo do grupo:
“... Agradecemos a Disney Jr. e Brown Bag Films por este grande modelo novo para as nossas crianças. Nós também queremos estender um agradecimento especial a criadora muito talentosa de "Doutora Brinquedos", Chris Nee. Chris seu trabalho tocou muitas mulheres que se levantam todos os dias para viver esse sonho de infância de se tornar uma médica. Agradecemos a você por capturar as esperanças e sonhos que todas nós tivemos quando meninas e compartilhá-los com o mundo...”
Hoje, a imagem se expandiu para incluir 131 mulheres negras médicas americanas e de todo o mundo!
Todas esses médicas eminentes emprestaram sua imagem para esta campanha porque sentem que "Doutora Brinquedos" e sua família são modelos importantes para as meninas negras. Elas acreditam que, onde há uma falta de representação positiva dos afrodescendentes na televisão,"Doutora Brinquedos" é um exemplo positivo para as crianças negras, que elas podem alcançar qualquer coisa que defina na sua mente.
Os negros na medicina dos Estados Unidos
De acordo a Associação Médica Americana, havia 18.533 negros médicos em 2010, ou menos de 2% de um total de 985.375 médicos norte-americanos, incluindo cerca de 300 mil médicos do sexo feminino. Segundo o Censo 2010 dos EUA, os negros representam 12,3% da população, cerca de 40 milhões, com mais da metade dos quais são mulheres.
E no Brasil? Quantos médicos negros e médicas negras existem?
De acordo com o IBGE os profissionais autodeclarados pretos e pardos (negros) correspondem a meros 9,7% dos médicos no Brasil. A exclusão só é maior entre dentistas, com presença reduzida a 8,6%. Em uma pesquisa do Datafolha, 48% do total de entrevistados afirmaram que não conhecem médico negro.
Que a "Doutora Brinquedos" inspire nossas crianças negras brasileiras e mude esse quadro na medicina.
Com informação do Blog Brown Bag Films e Ceabra
Imagens: Blog Brown Bag Films
Fonte Afrokut
Nenhum comentário:
Postar um comentário