quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Diadema - SP: Arte Popular e Negra são temas de exposições em novembro

Mês de comemoração à cultura afro-brasileira traz exposições em Centro Cultural e Museu
O Centro Cultural Taboão e o Museu de Arte Popular de Diadema farão exposições ligadas à cultura afro-brasileira, que fazem parte da programação de atividades em comemoração ao “Dia da Consciência Negra”.A Exposição “Faces do Povo Negro”, da artista plástica e integrante do Grupo Comunidade Negra do Campanário, Marcia Damasceno, será aberta na quinta-feira (01/11) no Centro Cultural Taboão. As pinturas a óleo mostram rostos e cenas cotidianas da população negra e poderão ser apreciadas de 1 a 27 de novembro, de segunda à sábado, das 9h às 18h.MAP – No Museu de Arte Popular as exposições “Os Silva – Família de Expressão da Arte Popular e Negra” e “Negras Raízes – Barros Artes e Convidados” poderão ser visitadas a partir de sexta-feira (09/11).A primeira reúne obras de João Cândido Silva, Efigênia Rosaria Silva, Conceição Silva e Vicente de Paula, que são referências na arte naïf nacional.A exposição “Negras Raízes” traz artistas do Projeto Barros Artes de Taboão da Serra. Durante o mês, os visitantes poderão prestigiar obras de Ademir José, Everaldo Calmon e Helaine Malca, que fazem parte do projeto. Além deles, Também haverá trabalhos de artistas convidados, como Pedro Motta, Liliana Viera e Carmen Perez.

Inspirada na influência trazida pelos negros desde o período da escravatura, a exposição “Negras Raízes” disponibilizará ao público cerca de 30 peças, onde se destacam os trabalhos com argila. Os horários para visita são os mesmos da exposição da família Silva. As duas exposições poderão ser vistas até o dia 24, de terça a sexta, das 10h às 19h e, aos sábados das 13h às 18h.

Dia da Consciência Negra – Criado com o objetivo de incentivar o debate e a reflexão sobre a igualdade racial, o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é feriado municipal em Diadema desde 2006. A data remete ao líder abolicionista Zumbi dos Palmares, que faleceu em 1695.

Arte Naïf - Nome dado à produção de artistas plásticos que não possuem uma formação artística acadêmica. Seus traços são relacionados com desenhos infantis. São identificadas pelo uso das cores, simplicidade e a forma de mostrar o cotidiano. Considerada uma arte popular.

Serviço:

Centro Cultural Taboão

End.: Av. D. João VI, 1393 - Taboão

“Faces do Povo Negro”

Abertura: Quinta-feira, 1 de novembro às 15h

Visitação: de 01/11 a 27/11, terça a sábado, das 9h às 18h

MAP – Museu de Arte Popular de Diadema

End.: Rua Graciosa, 300 – Centro

“Os Silva – Família de Expressão da Arte Popular e Negra” e “Negras Raízes – Barros Artes e Convidados”

Abertura: Sexta-feira, 9 de novembro às 19h

Visitação: de 09/11 a 24/11, terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 13h às 18h



Autor: Gabriele Nascimento

Fonte: PMD

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta