sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Inscrições ao Prêmio Jovens Inspiradores são prorrogadas

Interessados podem se registrar até a próxima sexta-feira, dia 9. Inscreva-se já!

As inscrições para a edição 2013 do Prêmio Jovens Inspiradores foram prorrogadas. Agora, a data final para o registro é a próxima sexta-feira, dia 9. Para fazer a inscrição, basta acessar a página do PJI 2013 e seguir as instruções.

Podem participar estudantes universitários e profissionais graduados com idades entre 16 a 34 anos. O Prêmio procura revelar pessoas com espírito de liderança e potencial para assumir postos estratégicos para o desenvolvimento do país.


Promovido por uma parceria entre VEJA.com e a Fundação Estudar, o Prêmio Jovens Inspiradores vai selecionar candidatos por meio de uma análise de depoimento em vídeo e ficha de inscrição. Os vencedores ganharão bolsas de estudo no exterior, um ano de orientação profissional com nomes de destaque do meio empresarial e político (mentoring), um troféu e ingresso na Comunidade Fundação Estudar.

Por trás do prêmio está a visão de que, para se tornar um país mais justo, desenvolvido e bem administrado, o Brasil precisa formar líderes capazes de desatar os nós que ainda tolhem os setores público e privado.

Paulo Orenstein: doutorado à vista

Encerrado o Prêmio Jovens Inspiradores 2012, o carioca Paulo Orenstein, um dos vencedores da edição, tinha um só pensamento em mente: seguir estudando. Usando a bolsa de estudos concedida pelo Prêmio, inscreveu-se em duas conferências no exterior. A primeira ocorreu no início deste mês em Budapeste, capital da Hungria, e foi uma celebração pelo centenário de um dos grandes matemáticos do século XX, Paul Erdõs. "Assisti a palestras com alguns dos melhores profissionais do mundo, que foram muito úteis para entender avanços realizados em áreas de pesquisa similares à minha", diz Paulo.

A segunda conferência será realizada no fim de agosto no Instituto de Pesquisa em Ciências Matemáticas (MSRI, na sigla em inglês), em Berkeley, nos Estados Unidos. "O encontro vai contemplar o meu tema de estudo: transporte ótimo. Estarei com grandes pesquisadores que certamente vão me ajudar nos meus próximos passos."

Aos 23 anos, Paulo se prepara para encerrar o mestrado em matemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). No ano que vem, quer voltar aos Estados Unidos para iniciar o doutoramento. O campo de pesquisa deve ser a matemática aplicada. "É uma área de enorme importância para o mundo, pois elucida as relações entre os mais variados problemas", afirma.

Apesar de tanta atividade acadêmica, Paulo não abandonou a ideia de criar um Núcleo de Organizações Sociais (NOS) — espécie de rede social do terceiro setor. Essa foi a ideia que ele desenvolveu durante a realização do Prêmio Jovens Inspiradores 2012. Após o doutorado, o carioca quer voltar ao Brasil e ajudar a mudar a realidade do país: "Quero atuar tanto em universidades como no governo. Espero ser capaz de fazer a diferença e levar adiante os ideais do prêmio."


Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta