sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Performance ‘invade’ shoppings

Por Yuno Silva



A intervenção artístico-urbana criada por Marcos Bulhões e Marcelo Denny, ambos professores do curso de teatro na Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP), levou um ‘exército’ de 40 pessoas, homens e mulheres bem vestidos, devidamente vendadas e munidas com suas sacolas de compras. Durante mais de duas horas, esses ‘cegos’ passearam tranquilamente entre pedestres, carros e clientes do centro comercial, sempre perseguidos por um batalhão de fotógrafos e curiosos: “Valha-me!”, disseram uns; “que coisa macabra” disse outro; “isso deve ser uma ação de marketing”, arriscou um terceiro.


Enquanto os atuadores babavam, deslumbrados com as vitrines, aplausos – ora isolados ora compartilhados – quebravam o silêncio ensurdecedor do grupo. Inclusive, na verdade, o aplauso pode ser entendido como uma forma de extravasar a concordância com a crítica.


“É algum protesto?”, perguntavam; “parece Os Cão da Redinha”, comparavam. “Não estou entendendo nada!”, declarou uma senhora baixinho, logo advertida por outro espectador: “Deve ter alguma coisa a ver com consumismo”. O fato é que foi difícil ficar alheio à performance “Cegos”. 



A atividade faz parte da programação do Seminário Internacional Corpos Diferenciados na Arte Contemporânea, que segue até a próxima quarta-feira (11). Informações: 9975-4161 e artecruor.com.



Fonte: tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta