Arte ou pornografia? Esta tem sido uma questão muitas vezes já aqui colocada no que respeita à fotografia erótica. Por mais ousadas que sejam as fotografias parece ser opinião generalizada que aquela deve ser incluída na primeira categoria. É certo que o corpo humano desnudado possui intrínsecas propriedades estéticas que podem ser captados numa imagem fotográfica e, tranquilizados por esta realidade irrefutável, os adeptos da fotografia erótica têm vindo a aumentar de ambos os lados da objectiva.
Mas é justo que se diga que a nossa apreciação estética é vulgarmente condicionada pelas características do modelo, confundidos que somos pela sua beleza e incapazes de observar as qualidades técnicas e artísticas da fotografia em si. E como a fotografia erótica tem por tradição recorrido a modelos femininos, pergunta-se: seria assim se os modelos fossem masculinos e exibissem despudoradamente os seus órgãos sexuais? Homens nus?
O fotógrafo Jörg Riethausen é autodidacta; faz trabalhos de publicidade, moda e também erotismo mas o que lhe interessa, sobretudo, são as pessoas, independentemente do sexo. Assim, nos seus modelos nus incluiu homens bem como mulheres, ambos exemplarmente retratados pela sua objectiva em soberbas composições e precisos jogos de luz/sombra. É indubitavelmente um bom fotógrafo, penso eu. Julguem-no vós também, homens e mulheres.
É fundamental uma visita à sua página pessoal, de muito bom gosto e inteligentemente construída, para se conhecer melhor a sua dimensão como artista.
Fonte: obviousmag.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário