quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Primeira Prefeita Negra de Salvador


Célia Sacramento assume a Prefeitura durante viagem oficial do Prefeito ACM Neto.

O prefeito ACM Neto (DEM) embarca hoje para uma viagem de quatro dias a Madri, capital da Espanha. Na agenda, o democrata conhecerá algumas ações na área de mobilidade urbana, a exemplo de intervenções no trânsito, no transporte de massa, o funcionamento do metrô e a integração entre os modais na cidade.Acompanhado do secretario de Gestão, Alexandre Paupério, e do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, o prefeito deve visitar o Centro Integrado de Operações de Madri, que é responsável pelo monitoramento do sistema viário da capital madrilena.

“Estou indo ver de perto essas experiências para implantá-las esse ano em Salvador”, fez questaão de frisar.

Essa é a primeira viagem oficial do prefeito para o exterior, desde que assumiu a gestão, há um ano.

Com isso, assume o comando da capital baiana a vice-prefeita Célia Sacramento, do PV.

Como a Tribuna havia antecipado, existia o temor nas hostes municipais sobre possíveis atitudes excêntricas da verde nacondução dos destinos da terceira maior cidade do país.No entanto, o próprio prefeito ACM Neto faz questão de minimizar esse risco. Durante a sessão que sancionou oitoprojetos na área cultural ontem, na Câmara Municipal de Salvador, o democrata ACM Neto fez questão de destacar a relação harmoniosa e a parceria que mantém com a sua vice.“Não existe preocupação em passar o governo para a Célia. Não há desconforto. Muito pelo contrário. Estou confortável demais. Você vai ver que ela vai arrasar”.

Vice-prefeita destaca estar a serviço da cidadeInstada sobre o assunto, a vice-prefeita Célia Sacramento tratou de creditar o burburinho ao “preconceito” que estava passando. “Isso é só por eu ser mulher, por ser negra. Esses comentários são preconceitos. Eu estou a serviço da minha cidade. Sou qualificada, sou doutora em gestão, mestre, advogada, contadora. A cidade pode ficar tranquila, pois faço parte de um projeto liderado pelo prefeito ACM Neto, e tudo que eu fizer vai ser em consonância com esse projeto que estamos construindo juntos”. Ela disse ainda que o temor das pessoas deveria ter sido antes da eleição, “mais fui legitimada pela população para assumir esse desafio”.

Projetos - Ontem, o prefeito ACM Neto e o presidente da Câmara Municipal, Paulo Câmara, sancionaram as leis que regulamentam a política cultural do município. Um dos projetos sancionados pelo prefeito foi o que cria o Sistema Municipal de Cultura (PL 567/2013). A sanção das leis é resultado de um amplo debate realizado entre o governo, vereadores e a sociedade, com a realização de três audiências públicas no ano passado. Os vereadores apresentaram um total de 25 emendas, sendo todas elas acatadas. Também foram sancionados pelo presidente Paulo Câmara os projetos de Resolução que criam o Selo Editorial Castro Alves da Câmara Municipal de Salvador; assim como o que estabelece a Frente Parlamentar e Popular Mista em Defesa da Cultura.

Para o presidente da Casa, “quem ganha é a população de Salvador. Este momento coroou uma sessão considerada histórica pelos vereadores, realizada no dia 14 de dezembro. Pela primeira vez, realizamos uma sessão temática, num mutirão de votações, onde foram discutidos e aprovados inúmeros projetos voltados à área cultural. Já o prefeito ACM Neto ressaltou que este momento vem coroar “um trabalho da Prefeitura e da Câmara, que são poderes independentes, porém têm se pautado pelo espírito público, com projetos e ações em prol da população soteropolitana”.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta