segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

De volta com meus cachos


Demorei quase 33 anos para gostar e valorizar meus cachos. Desde criança sonhava com os cabelos lisos e longos que voariam com os ventos. Todas as bonecas tinham cabelo liso, as atrizes, minha melhor amiga. Tinha cachos difíceis de cuidar: volumosos, naturalmente secos.

Minhas mãe me contava com felicidade a alegria de ter alisado o cabelo pela primeira vez “sentir os cabelos voando com o vento”. Ficava pensando nesta imagem com meus cabelos curtos, volumosos, opacos, quebradiços. Meu sonho era o dela.

Cabelo em 2010
Quando não se valoriza algo, não se sabe cuidar. Com uns 10 anos de idade encontrei em casa uma pasta alisante e passei nos meus fios. Minha mãe usava tal produto para alisar seus cabelos. Ela o fazia desde 7 anos de idade.

A partir de então passei a sonhar com isso: e minha mãe me levou para fazer amaciamento. Fazia escova, toca de gesso, toca com meia. Mas meu cabelo liso era feio: não era natural. Eu era uma criança desejando os desejos da minha mãe.

Na adolescência me revoltei ainda mais contra meus cachinhos. A tecnologia veio oferecer várias possibilidades: os amaciamentos menos agressivos. Eu entregando meus fios a toda gama de produtos para eliminar meus cachos.

Nunca ninguém me ensinou a amar meus cachos, nunca ninguém me disse o quão bonito eram e as infinitas possibilidades de penteados que poderia fazer.

Corte de cabelo e as ondulações de volta
Demorou 33 anos para eu olhar me no espelho e dizer: está na hora de você descobrir sua beleza de verdade!

Eu fazia progressivas e até gostava do meu cabelo. Mas ele não era eu. O meu eu é meu cabelo cacheado, bem cacheado, com volume.

Conheci um produto chamado Deva e um salão em São Paulo especializado em cachos. E lá fui eu: primeiro ato de coragem.

Do cabelo com progressiva, na cintura, mechas californianas nas pontas, cortei um pouco abaixo da orelha.

Lá na no salão em São Paulo, aprendi a lidar com o volume, a valoriza-lo. Os produtos sem tensoativo e pensados para o cabelo cacheado mudaram meus fios. A maneira de lavar, de secar tudo isso fez muita diferença.

Só posso dizer que hoje amo meus cachos, amo meu cabelo. e desta forma aprendo a me amar um pouco mais, as partes enroladas e um pouco ressecadas do meu ser: como meus cabelos elas precisam de cuidados, atenção e muita hidratação.

Hidratar o ser… Um tema para um post.


Fonte: Vila Mamífera

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta