quinta-feira, 10 de abril de 2014

Maricélia Wiesböck, a fotógrafa brasileira que faz sucesso na Europa



Por RAFAELA CARRIJO

A história da fotografia ainda não completou nem duzentos anos, mas captar imagens com o uso de câmeras é uma atividade tão apaixonante que essa forma de documentar a realidade tornou-se um elemento sólido e inseparável da sociedade contemporânea. Seja através dos mistérios das câmeras escuras, das sombras da revelação em preto e branco, da urgência da câmera digital ou das famosas fotos “selfies”, nos dias de hoje não há quem não brinque de ser fotógrafo. Quase todo mundo ama fotos, carrega um retratinho de um ente querido na carteira ou coleciona seu próprio banco de imagens nas redes sociais.

O que é ser verdadeiramente um fotógrafo e transformar um dos hábitos mais comuns da modernidade em expressão artística? Creio que é saber redesenhar o mundo através de luz e contrastes e, com o olhar atento ao universo ao redor, por meio de um simples clique. Além de ser capaz de eternizar um instante, fazendo com que, numa cena estática, a vida imite a arte. A brasileira Maricélia Wiesböck é uma das damas que tem essa habilidade.


A fotógrafa baiana, residente no exterior há quase vinte anos, capta o amor e a vida através das lentes, e sua paixão pelo universo feminino e a capacidade de imortalizar grandes momentos a tornaram uma profissional de sucesso na Alemanha. Seu senso estético e aptidão para observar minunciosamente a beleza dos lugares e de fisionomias nasceram de sua própria trajetória cheia de contrastes. Dois mundos, duas culturas, duas condições sociais absolutamente diferentes transformaram Maricélia numa mulher alerta aos detalhes e pronta para embaralhar as memórias, transformando-as em imagens marcantes.

Na infância, ela dividiu um lar humilde com sua família, composta por oito irmãos. Do interior da Bahia, ela cultiva as lembranças da garra de sua mãe, Maria Franscisca, e da luta para vencer as adversidades da pobreza. De São Paulo, a gigantesca metrópole onde foi criada, ela guarda a saudade do carinho dos pais adotivos e a gratidão por ter sido acolhida e ter tido uma formação que lhe permitisse ganhar o mundo. A jovem nordestina, ainda menina, saiu do seu berço simples para viver num lar luxuoso. Maricélia cresceu como membro da família Abravanel, pois foi criada e educada por Ivani e Guilherme Stoliar, sobrinhos do empresário Sílvio Santos.


Ainda jovem e formada em secretariado executivo, decidiu que queria conhecer outras culturas, tornar-se independente financeiramente e experimentar o meio da balança. Foi assim que mudou-se para o exterior e optou por viver uma vida de classe média. Seguiu o destino dos irmãos, de origem humilde, que moravam no velho continente. Morar fora do Brasil ampliou seus horizontes e desenvolveu o olhar cuidadoso e delicado que busca a riqueza nas diferenças, transformando-a em respeitada fotógrafa na Europa.

Formada em tradução no Instituto de Línguas de Munique, escolheu transformar seu hobby em profissão e especializou-se em fotografia, design e direção de arte. Hoje, munida de vários tipos de câmera, Maricélia comemora doze anos de carreira entre filmes e lentes. A fotógrafa bem-sucedida conquistou seu espaço e é uma profissional premiada na Alemanha. Em 2010, uma foto sua foi escolhida para o cartaz da exposição que celebrou os 200 anos da história do casamento no 'Museu Fichtelgebirgsmuseum'. Em 2011, venceu o concurso de fotografia da revista internacional “Dein Blick”, “Seu Olhar”, cujo tema era 'Moda', com foco em estampas.


Além dos catálogos de moda e de ser fotógrafa de celebridades do Brasil e da Alemanha, a especialidade de Maricélia é fotografar temas femininos. Casada com um alemão e mãe de dois filhos, o matrimônio e a maternidade são seus motivos principais. Seus trabalhos são um memorial ao amor. Em álbuns de casamento ou fotos de crianças em várias fases da infância, ela perpetua o prazer valioso de se construir uma família.

Considerada por muitos como guardiã de instantes mágicos através de sua fotografia, essa mãe, mulher e filha, que herdou o amor como sua principal riqueza, captura mais que a superfície das aparências. Com seu olhar talentoso, busca o melhor enquadramento, registra as mais belas expressões em fisionomias, documenta os sentimentos e os imortaliza em inesquecíveis imagens.


Descubra mais sobre Maricélia Wiesböck e seu trabalho!


Fonte: MSN

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta