quarta-feira, 2 de abril de 2014

A perigosa caça ao mel nos Himalaias

Intrigante ensaio fotográfico mostra o ofício dos caçadores de mel das maiores abelhas produtoras do planeta, nas montanhas mais altas da terra.



Há profissões que impressionam! Não estou falando dessas, comumente encontradas e procuradas nos classificados de jornais, mas de uma das mais perigosas! A dos caçadores de mel das maiores abelhas produtoras do planeta, no Himalaia, região do Nepal. Importante ressaltar que Himalaia, Himalaias ou Cordilheira do Himalaia é a mais alta cadeia montanhosa do planeta e envolve 5 países (Índia, China (que inclui o Tibete), Butão, Nepal e Paquistão). É também, onde se localiza a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest.






Em meados dos anos 80, Eric Valli, fotógrafo francês, fez um incrível registro dessa aventureira caça ao mel. A muitos metros de altura, ele captou criativos ângulos e a vida por um fio ou pedaços de cipó.



Esses trabalhadores fazem a caçada duas vezes ao ano, onde contam com, pouco mais, que cipós e madeiras como ferramentas de trabalho.




A curiosa profissão parece não ter futuro distante, pois as novas gerações desses povos vêm perdendo o interesse pelo ofício, que vem desaparecendo.






Eric Valli deixa mais que um fantástico registro desses remanescentes e corajosos profissionais, mas também uma obra de arte para se apreciar repetidas vezes.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta