sexta-feira, 25 de julho de 2014

PercPan volta a Salvador, gratuito e na Praça da Cruz Caída

Marcelo D2,Margareth Menezes e Mano Brown estão entre as atrações nacionais
Chico Castro Jr.

Expressão popular soteropolitana por excelência e, portanto, muito conectada às ruas, a música percussiva tinha seu maior festival local realizado em um teatro. Em sua 20ª edição, o PercPan - Panorama Percussivo Mundial muda essa história e vai para a Praça da Cruz Caída.

Como os frequentadores devem se lembrar, o PercPan era tradicionalmente patrocinado pelo Governo Estadual, realizado no nobre Teatro Castro Alves e com ingressos pagos.

Agora, sob as asas da Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador, ganha as ruas e chama o povo para ver a festa da percussão.

"Era um desejo antigo levar o PercPan para uma praça aberta. Percussão é rua", afirmou, na coletiva de lançamento, a idealizadora e produtora Elizabeth Cayres. "Agora, para o teatro é uma programação. Para a rua, é outra coisa", percebeu.

A curadoria ficou com Letieres Leite (Orkestra Rumpillez), o produtor Alê Siqueira e o escritor José Miguel Wisnik, que conferiram um tema para cada dia. "Optamos por temas que ainda não tinham sido abordados", afirmou Letieres.

Nesta sexta-feira, 25, é o dia "Voz, Corpo e Palavra", dedicado a percussão vocal e corporal, com os grupos Barbatuques (SP), Vocal Sampling (Cuba) e o rapper Mano Brown (Racionais MCs).

Neste sábado, 26, é o "Panorama Percussivo Feminino", com As Ganhadeiras de Itapuã, as espanholas (da Galícia) Leilía, a cantora Sayon Bamba (de Guiné Conacri), Orquestra Obìrin (criada para a ocasião, liderada por Mônica Milet), Banda Didá e Margareth Menezes.

O encerramento no domingo, 27, será o dia "Das Matrizes às Batidas Contemporâneas", indo das percussões ancestrais às eletrônicas. Com Aguidavi do Jeje, Marcio Victor & Samba Chula de São Braz, Percussivo Mundo Novo, Gabi Guedes com DJ Cia (SP) e convidados e Marcelo D2.

"Teremos uma troca dinâmica de atrações, com os grupos dividindo o palco na última música de cada apresentação. Por exemplo: as Ganhadeiras de Itapuã vão receber as galegas do Leilía e assim por diante", diz.

Da Galícia e de São Paulo

Uma das atrações mais inusitadas é justamente o Leilía, com sua música ao mesmo tempo estranha e familiar: "A maioria dos galegos desconhecia (a música folclórica da Galícia). E entre os que a conheciam, muitos a rejeitavam, precisamente por ser música do povo", diz a fundadora Ana Rodriguez, por email.

"Chama a atenção a variedade de instrumentos que, ao lado da pandeireta, que era a raiña da festa, se empregavam instrumentos que serviam para fazer ritmo: colheres, tachos, latas de pimentón", descreve.

"Há uma clara influência da música tradicional portuguesa, especialmente na fronteira com Portugal, mas também se encontram semelhanças com a música árabe", detalha Ana.

Já o grupo paulista Barbatuques, um dos pioneiros na arte da percussão corporal, deverá deixar muitos queixos caídos, com suas incríveis performances. "No começo havia um estranhamento e uma curiosidade, mas a aceitação do trabalho sempre foi boa. As pessoas se reconhecem porque podem fazer também", diz Fernando Barba, fundador do grupo.

Apesar de mais acostumados aos teatros, Fernando garante que o grupo tem técnica própria para o ar livre: "Nesses anos todos já tocamos nas mais diversas situações. Isso nos fez desenvolver a parte de sonorização e hoje contamos com equipamento e equipe para resolver todas as situações. Desenvolvemos ainda um repertório que com certeza irá soar muito bem no palco aberto", conclui.

Programação do Percpan 2014

25 de julho (sexta-feira) – Percussão Vocal e Corporal
Banda de Boca (BA)
Barbatuques (SP)
Vocal Sampling (Cuba)
Mano Brown & Banda (SP)

26 de julho – Panorama Percussivo Feminino
As Ganhadeiras de Itapuã (BA)
Mulheres de Leillía (Espanha)
Sayon Bamba (Guiné Conacri)
Banda Obìnrin part. Mônica Millet (BA)
Banda Didá (BA)
Margareth Menezes (BA)

27 de julho – Das Matrizes às Batidas Contemporâneas
Aguidavi do Gegê (BA)
Marcio Victor & Samba Chula de São Braz (BA)
Percussivo Mundo Novo (BA)
Gabi Guedes (A) e Dj Cia (SP) mais convidados
Marcelo D2 & Banda (RJ)
Trouble Funk (EUA)


Fonte: Portal A Tarde

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta