quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Elomar faz concerto em Belo Horizonte

Nos dias 17 e 18 de outubro, o Teatro Bradesco será palco do concerto “Elomar: cancioneiro”, concebido a partir do trabalho de transcrição e publicação de partituras do compositor Elomar Figueira Mello. Fruto de um trabalho riquíssimo de pesquisas intensas, o concerto conta, ainda, com a participação dos músicos mineiros que atuaram na tarefa de transcrever as obras do artista: Letícia Bertelli, Kristoff Silva, Avelar Júnior, Maurício Ribeiro e Hudson Lacerda, além do maestro, violonista e violoncelista João Omar, filho de Elomar.

Composto do conjunto de obras que perfazem o Cancioneiro de Elomar (um total de 49 partituras extraídas de 12 discos já gravados), mais um caderno de letras e notas de edição, além de um livro sobre o artista e sua obra, de autoria do jornalista João Paulo Cunha (MG), o material é resultado do projeto Elomar em Partituras – cancioneiro, patrocinado pela Petrobras e sob coordenação editorial de Marcela Bertelli.

O cancioneiro de Elomar é certamente o caráter de sua obra mais conhecida, já cantada e gravada na voz de intérpretes como Xangai, Monica Salmaso, Maria Betânia, entre outros, e de instrumentistas como Artur Moreira Lima, Paulo Moura e a Orquestra Sinfônica da Bahia. Vinicius de Morais, em 1973, descreveu Elomar como “um príncipe da caatinga”.

Hoje com 75 anos de vida, despertando teses de mestrado e doutorado nas mais importantes universidades brasileiras e de outros países, Elomar percorre o Brasil ao lado de outros cinco cavaleiros e uma cantora, apresentando seu cancioneiro com arranjos vocais e conjunto de violões que expressam o trabalho intenso e a intimidade de dois anos dedicados à transcrição de suas obras.

As canções foram transcritas pelos músicos Maurício Ribeiro, Hudson Lacerda, Avelar Júnior e Kristoff Silva, sob a direção artística e coordenação musical de Letícia Bertelli (todos residentes em Belo Horizonte) e supervisão geral a cargo do próprio Elomar. A equipe responsável pelo registro em partituras teve como ponto de partida os discos gravados pelo compositor. A forma escolhida – voz e violão – serviu de parâmetro tanto para as canções como para as árias de outras composições maiores, da qual fazem parte alguns dos temas transcritos.

Para Elomar, realizar este concerto em Belo Horizonte, casa de seus grandes companheiros de cantoria e onde possui um de seus mais fieis e números públicos, significa também retribuir a Minas Gerais toda a dedicação e paixão pela sua obra.

Os convites para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro, de segunda a sábado, das 12h às 20h; e domingo, das 12h às 19h. Pagamento com cartões de crédito, débito ou dinheiro. Também é possível adquirir os ingressos pelo site da Ingresso Rápido.

SERVIÇO
Elomar: cancioneiro
Data(s) e horário(s): 17/10 (sex) às 20h00min
18/10 (sáb) às 20h00min
Local: Teatro Bradesco
Ingressos: R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia-entrada)
Classificação: 8 anos


Com informações do portal Centro Cultural Minas Tênis Clube

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta