terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Pesquisa aponta Salvador como a pior capital do Brasil para empreender

A capital baiana ainda tem muito que trabalhar


Bastante duro para a capital baiana o Índice de Cidades Empreendedoras 2014 no ranking da pesquisa Cidades Empreendedoras, elaborado pela Endeavor – organização de fomento ao empreendedorismo.

O estudo realizado em parceria com as consultorias Bain&Company, SEDI, Spectra Investments e Grupo Troiano é baseado em análises de dados oficiais e pesquisa de campo respondida por 4.000 entrevistados.

A pesquisa avaliou os ambientes para criar negócios de 14 capitais, todas elas cidades que têm pelo menos 1% de suas empresas registrando crescimento superior a 20% em 3 anos consecutivos, conforme dados do IBGE, utilizando critérios para avaliação do ambiente regulatório, acesso a capital, mercado, inovação, infraestrutura, capital humano e cultura empreendedora.

A primeira colocada – Florianópolis (SC) tem ao seu favor a proximidade entre a pesquisa universitária e o setor privado, além da reconhecida qualidade de suas universidades, principalmente o alto número de doutores atuando dentro de empresas, pois 3,5% deles estão em empresas da cidade, contra 1,6% da média brasileira.

Também 58% dos universitários estão matriculados em faculdades com boa avaliação no Enade, garantindo uma mão de obra qualificada e um ambiente que possibilita o surgimento de empresas de tecnologia e negócios especializados em atender outras companhias.

A capital paulista aparece na segunda colocação do ranking, registrando na pesquisa, como sendo seus pontos fortes, óbvia mente o tamanho da economia, a maior concentração de crédito e o de capital de risco, mas, apresentando como um dos pontos negativos o maior custo de vida e da mão de obra.


Fonte: Portal Bahia Negócios

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta