sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A obra de Maria Bethânia é tema central de congresso

Congresso faz homenagem aos 50 anos
da arte de cantora baiana.
Foto: Alexandre Moreira/ Divulgação
Marlon Marcos

Para celebrar os 50 anos de carreira da mais importante cantora brasileira da atualidade, a instituição cultural Rosa dos Ventos Bahia realiza o II Congresso brasileiro sobre a arte e o canto de Maria Bethânia.

O primeiro Congresso aconteceu em fevereiro de 2010 e serviu para celebrar os 45 anos de carreira da cantora santo-amarense e para marcar a importância que ela desempenha ao fazer do seu oficio instrumento de fomento e reflexões sobre a produção cultural brasileira, destacando o povo do interior do nosso país.

Agora, são 50 anos! E a Bahia oferece, via o Rosa dos Ventos, outras possibilidades acadêmicas e artísticas para que intelectuais como Júlio Diniz, Jorge Portugal, Carlos Barros, Aninha Franco, entre outros, homenageiem a grande artista pensando o Brasil através desta obra coerente e única que Maria Bethânia logrou à nossa história ao longo de meio século.

Uma história que se inscreve na memória da pele brasileira e nos tecidos labirínticos da nossa audição. O congresso se inclina, reiteradamente, a promover uma socioantropologia da beleza que se ergue daquela voz e que compõe retratos do Brasil que nos ajudam a dimensionar a riqueza da cultura popular deste país.

Um encontro para festa. E que preserve a memória desta biografia feminina, ativa, baiana, criativa, religiosa, profana, forte, lítero-musical e silenciosa: a presença viva da diva que tanto orgulha os que torcem por um Brasil mais exigente, mais diverso, mais bonito, mais tranquilo e bem bem bem brasileiro!

Em tempo: segue o serviço

Nos dias 6 e 7/01 daremos seguimento à programação a partir das 8 horas
Local de todo o evento: Hotel Sol Barra
Maiores informações (71) 9982-5805 – Neide de Jesus

Marlon Marcos é jornalista, antropólogo, poeta e escritor. É autor da dissertação Oyá-Bethânia: os mitos de um orixá nos ritos de uma estrela


Fonte: Portal A Tarde

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta