sexta-feira, 20 de março de 2015

PT tem queda recorde de simpatizantes e deixa de ser o preferido entre os jovens

Daniel Bramatti
José Roberto de Toledo
Rodrigo Burgarelli
Preferência é a menor da história

Eleitores que preferem o PT (%)

Porcentagem de eleitores cujo partido preferido é o PT, segundo o Datafolha


O desgaste enfrentado pelo PT derrubou a taxa de preferência do partido entre eleitores para o menor nível desde 1989. Apenas 9% disseram preferir o partido da presidente, segundo o Datafolha – esse porcentual era de 30% em março de 2013, antes das manifestações daquele ano. As grandes variações vistas principalmente no fim do gráfico mostram como a preferência aumenta no período pré-eleição e depois tende a se reajustar.

* Entre 1989 e 2002, os dados se referem à média das pesquisas Datafolha realizadas no ano. De 2004 a 2012, as pesquisas foram realizadas em novembro ou dezembro. Há duas pesquisas para 2013 (antes e durante as manifestações, em março e junho) e para 2014 (antes e depois das eleições (agosto e dezembro). A de 2015 foi realizada em março.

PSDB já empata entre eleitores mais novos

Porcentagem de eleitores entre 16 a 24 anos por partido preferido


A situação é pior entre os jovens. Pela 1.ª vez na série histórica, o PT foi alcançado pelo PSDB e não lidera a preferência entre quem tem 16 e 24 anos. A pesquisa mostra que 6% preferem os tucanos e 5% os petistas. O porcentual de eleitores sem preferência partidária também é recorde: 75%.


Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta