Apesar dos inúmeros arranha-céus já existentes e dos tapumes a cada esquina indicando a construção de novos empreendimentos, São Paulo ainda conta com uma série de casarões antigos. Com sua arquitetura cheias de detalhes que remetem a outra época, eles contribuem para contar a história da cidade.
Muitos se encontram fechados e caindo aos pedaços. Talvez, aguardando uma boa proposta financeira para ir abaixo de vez, dando lugar a mais complexos imobiliários. Porém, com boas ideias e boa vontade, é possível dar novos usos a essas construções, preservando uma parte importante da memória paulista.
Quem sobe ou desce a Rua da Consolação entre a Praça Roosevelt e a Avenida Paulista já deve ter notado a Casa Amarela. O imóvel de três andares e 27 cômodos, que é tombado peloConselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, já chegou até a abrigar uma creche. Mas há mais de 10 anos estava abandonada. Até que, no começo de 2014, foi ocupada por cerca de 120 artistas. De lá para cá, uma série de atividades culturais gratuitas vem sendo organizada no local, entre elas exposições, saraus, oficinas de circo, dança, ensaios teatrais e musicais.
O espaço se sustenta com doações de todos os tipos vindas de vizinhos, frequentadores e dos próprios artistas. Como a propriedade não pertence aos ocupantes, já existem conversas com o poder público para regularizar esse novo uso do casarão. Tanto que a última edição da Virada Cultural teve até algumas atrações se apresentando por lá. Enquanto a situação não se define, a Casa Amarela está de portas abertas para quem quiser visitar e participar.
Fonte: Hypeness
Nenhum comentário:
Postar um comentário