quarta-feira, 8 de abril de 2015

De olho no preconceito

Internauta publica foto de ‘absurdo’ no metrô do Rio para fazer alerta contra preconceito

‘Me recuso a ver uma cena como essa e considerar normal’, diz texto sobre foto com casal gay e faixa amarela. Entenda

O post de Nelson Felippe numa estação de metrô - Reprodução

RIO - Um usuário do Facebook narra, em um depoimento publicado nesta segunda-feira na rede social, uma cena “absurda” no metrô do Rio. A publicação traz uma foto que mostra, em primeiro plano, duas meninas, abraçadas, trocando carinhos, enquanto aguardam a chegada do trem. A princípio, parece uma manifestação da velha homofobia.


“Não sou preconceituoso, mas acho um absurdo eu ser obrigado a presenciar uma cena como essa. (...) E eu me recuso a ver uma cena como essa e considerar algo normal. As pessoas deviam se preservar. Estão desafiando as convenções sociais, e isso pode ser perigoso. Como vai ficar a cabeça de uma criança que vê essa cena todo dia?”, questiona o texto na rede social.

Mas, no fim, o próprio autor explica o motivo real de sua revolta:

“As crianças vão achar que é normal esperar o metrô em cima da faixa amarela. Então, não faça como aquele cara ali. Siga o exemplo das meninas. Espere o metrô antes da faixa amarela, e só cruze a faixa depois que o metrô estiver parado e com as portas abertas”.

(ATUALIZAÇÃO: A foto na Estação de metrô de Botafogo foi publicada pela página "Eu sou a favor do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil" às 1h20 do dia 5 de abril, porém, sem o texto que ficou famosa. O texto foi publicado depois, por um internauta ao compartilhar a imagem da página).

Diversos usuários do Facebook comentaram o texto e a foto, apoiando a publicação.

“Certíssimo! Vamos prestar atenção naquilo que realmente importa”, elogiou uma usuária do Facebook.

“Adorei. Quando comecei a ler, não acreditei que você pudesse ser tão preconceituoso... E, ao final do texto, morri de rir!”, comentou outro internauta.

O ‘absurdo’ na foto é um cidadão pisando na linha amarela, em último plano - Reprodução



Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta