sábado, 25 de abril de 2015

Sem folha não tem Orixá! - Mostra revela força das folhas no candomblé

Mostra ressalta a importância das folhas
no universo dos Orixás e da cultura afro-brasileira

A exposição do fotógrafo e artista plástico Alexandre Mury estará em cartaz na Roberto Alban Galeria de Arte a partir do dia 7 de maio

Sem folha não tem Orixá!  Esse dito iorubá que sintetiza um dos princípios do candomblé serve de base para a exposição inédita que o fotógrafo e artista plástico fluminense Alexandre Mury apresenta em Salvador a partir do dia 7 de maio. A mostra, intitulada “O Catador na Floresta de Signos”, é resultado de uma incursão artística e filosófica sobre o universo afro brasileiro a partir de uma pesquisa empreendida por Mury, durante dois meses, na capital baiana. A exposição fica em cartaz até o dia 6 de junho, na Roberto Alban Galeria de Arte, no bairro de Ondina, de segunda a sexta, 10h às 19h; e sábado, 10h às 13h.

O trabalho de Mury resultou na composição de 12 orixás, numa leitura livre baseada na simbologia das folhas associada à figura humana.  Em sua pesquisa em território baiano, o fotógrafo investigou o tema religioso a partir do contato próximo com as pessoas que vivem o candomblé no seu cotidiano, levando para sua vida essa influência. “Eu tinha uma ideia na cabeça, mas quando cheguei a Salvador tudo mudou. Mudou na construção e no próprio sentido da obra que eu imaginava fazer”, atesta ele, ressaltando a importância da vivência em terras baianas para o resultado final da mostra.

E este resultado, segundo ele, decorre de sua atenta observação sobre a apropriação dos signos e significados do candomblé pelos baianos.  “Aqui, mesmo quem não é do candomblé acaba incorporando alguma coisa do candomblé no seu dia a dia”, observa o artista, que diz ter procurado em seu trabalho a busca da ancestralidade no que ela tem de mais essencial. Nesse ponto, entra como fio condutor da mostra o elemento natureza, particularmente, as folhas.

Serviço
Mostra: O Catador na Floresta de Signos/ Alexandre Mury
Abertura: 07/05/2015, às 20 horas
Visitação: 08/05 a 06/06 de 2015 (segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 13h)
Local: Roberto Alban Galeria
Endereço: Rua Senta Pua, 53 Ondina Tel. 3243-3982/ 3326-5633

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta